terça-feira, 20 de março de 2018

CONCURSO CONTA-NOS UMA HISTÓRIA!

No âmbito das comemorações da Semana da Leitura 2018, a Biblioteca Escolar D. carlos I decidiu mais uma vez participar no concurso "Conta-nos uma história".

A 9.ª edição do concurso "Conta-nos uma história!" é uma iniciativa do Ministério da Educação (ME), através da Direção-Geral da Educação (DGE), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), em parceria com a Microsoft, a Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI) e a Rádio ZigZag.

A mesma propõe fomentar a dinamização de projetos desenvolvidos pelas escolas, incentivando a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital áudio e vídeo e a produção colaborativa de uma história original ou no reconto de histórias já existentes (por exemplo, contos, fábulas, parábolas, mitos ou lendas).

Deste modo, alunos do 3.º A e do 1.º e 4.º A da EB1 D. Carlos I juntaram-se à Professora Bibliotecária da escola sede para recontar a história de "O Peixinho Arco-Íris". O reconto em forma de diálogo dramatizado, e na categoria de língua Portuguesa, fez recurso a meios digitais - áudio e vídeo - e decorreu de uma atividade colaborativa entre os alunos Monitores da BECRE e os alunos do Jardim de Infância. 

Pretendeu-se com esta participação promover a apropriação da tecnologia digital no desenvolvimento das literacia; desenvolver e aprofundar, nos alunos participantes a competência de leitura expressiva; e promover a utilização dos recursos educativos e a utilização da Biblioteca Escolar.

Também, "O ato de contar histórias desempenha um papel extremamente relevante nas aprendizagens dos alunos destes níveis de educação e ensino, quer na aquisição de conhecimentos, competências e valores quer nas atividades de caráter mais lúdico."



De igual modo, ao apresentarmos o nosso trabalho, estamos também a cumprir o objetivo de divulgar e partilhar com a Comunidade Educativa os recursos educativos desenvolvidos nas várias escolas.

No final do mês de maio saberemos quem foram os felizes vencedores. No entanto, e atendendo ao exposto, consideramos que este é já um projeto vencedor.

Elenco:

Narrador 1: Joana Botelho, 1.º e 4.º A

Narrador 2: Duarte Calains, 3.º A

Narrador 3: Professora-Bibliotecária

Peixe Arco-Íris: Guilherme Nunes, 1.º e 4.º A

Peixinho Azul: Duarte Calains, 3.º A

Estrela: Micaela Rodrigues, 1.º e 4.º A

Polvo: Lourenço Peres, 3.º A

Peixe 1: Beatriz Bragança, 3.º A

Peixe 2: Catarina Rocha, 3.º A

Peixe 3: Chantelle White, 1.º e 4.º A

Peixe 4: Lara Godinho, 3.º A

Peixe 5: Patrícia Vieira, 3.º A

Peixe 6: Pedro Salgueiro, 3.º A

Peixe 7: Rafael Mano, 3.º A 

Sem comentários: