terça-feira, 6 de março de 2018

ALUNOS DO 5.º E 6.º ANOS NUM ENCONTRO COM SANDRO WILLIAM JUNQUEIRA NA BECRE D. CARLOS I

No dia 5 de março e âmbito das atividades da Semana Nacional da Leitura 2018, a BECRE D. Carlos I recebeu o escritor e contador de histórias Sandro William Junqueira.



Sandro William Junqueira nasceu em 1974 em Umtali, na Rodésia. Experimentou a música, escultura, pintura. Foi designer gráfico. Diz poesia e trabalha regularmente como ator e encenador. Leciona expressão dramática. É autor de projetos e ateliers de promoção do livro e da leitura. Publicou O Caderno de Algoz (Caminho, 2009), Um Piano para Cavalos Altos (Caminho e Leya Brasil, 2012). Foi um dos onze escritores da novela policial O Caso do Cadáver Esquisito (Associação Cultural Prado, 2011) e autor de um dos contos da coletânea Dez Contos para Ler Sentado (Caminho, 2012). 

Numa sessão onde estiveram presentes as turmas do 5.º e 6.º anos da EB D. Carlos I, Sandro Junqueira apresentou a história dramatizada de A VIDA MÁGICA DA SEMENTINHA DE ALVES REDOL.

Para além do reconto desta história - que já levou muitos alunos à Biblioteca Escolar em busca "do livro da semente que o autor contou", os alunos convidados tiveram ainda a oportunidade de cantar e vibrar com uma composição deste autor que em 2012 foi considerado pelo semanário Expresso como um dos escritores para o futuro. 


SINOPSE
Plano Nacional de Leitura

Livro recomendado para o 5º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

Quando a noite chegou a nossa amiga Sementinha procurou um torrãozinho de terra, deitando nele a cabeça para adormecer. E sonhou com o rouxinol vagabundo, a cantarolar para lhe trazer o sono, enquanto os dois chapins azuis a embalavam na teia doirada da aranha; depois vinham mais pássaros, todos os que vira no ensaio do bosque, e que traziam no bico o Amarelo de Barba preta, o Serrano, o Rubião, o Mocho de Espiga Branca e os outros seus companheiros, bagos de trigo.





Sem comentários: