terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

HORA DO CONTO_O AMOR VISTO PELAS CRIANÇAS

Como não poderia deixar de ser a habitual Hora do Conto do mês de Fevereiro teve como pano de fundo o amor a partir do ponto de vista das crianças e explicado pelas suas palavras.

"O Ernesto não pára de chatear a Salomé. Puxa-lhe o cabelo, arranca-lhe o cabelo, de propósito…A mãe disse-lhe que talvez o Ernesto estivesse apaixonado por ela. Mas o que significa estar apaixonado? Todos os amigos da Salomé sabem muito sobre o assunto e cada um dá a sua opinião. Estar apaixonado é…!"


Fazendo recurso a um teatro de fantoches as crianças viajaram até ao país dos apaixonados. A partir do álbum gráfico de Apaixonados da escritora, e magnífica ilustradora, Rebécca Dautremer, os leitores contactaram, através de um texto repleto de doçura e encantamento, com belíssimas, fragmentadas e poéticas definições do que significa estar apaixonado. Utilizando-se como mote a relação entre um par amoroso, são assim propostas diferentes metáforas para recriar a aproximação afetiva.




Como atividade de pré-leitura, os alunos do 3.º e 4.º anos escreveram num marcador alusivo à obra o que significava para si estar apaixonado. Estas múltiplas definições foram no final da atividade comparadas com as opiniões dos amigos da Salomé sobre o que significa amar, partindo-se depois para um debate sobre o que é o amor, quais os seus sintomas e as suas manifestações. 

Os alunos do 1.º A e B produziram belíssimas ilustrações que procuraram materializar estes inocentes conceitos do que é estar apaixonado. 

Ainda, os alunos do 3.º e 4.º A procederam a uma leitura dramatizada da obra que depois de gravada e acompanhada dos lindíssimos desenhos dos alunos do 1.º A e 1.º B, foi enviada para o Concurso Conta-nos uma história. 











"O que significa amar, quando se tem 4, 5, ou 6 anos? As múltiplas definições surgem em Apaixonados, um livro magnífico sobre as primeiras interrogações inquietantes dos mais pequenos. O Ernesto gosta de implicar com a Salomé, mas não sabe bem porquê... Assim se resume esta história, onde se vai dando voz às dúvidas das crianças, que vão exprimindo diferentes opiniões sobre o assunto.
Trata-se de um texto sobre a linguagem, a que as ilustrações dão vida. Representam crianças que parecem minúsculas ao lado de adultos alongados, como se quisessem mostrar que os pequenos ainda não têm a experiência necessária nesta matéria...
Mas cativante mesmo são as frases integradas nessas ilustrações, que dançam e volteiam em reviravoltas, seguindo o movimento das crianças num mundo desenhado à sua medida.
Há livros que valem pela história e livros que valem pela ilustração. Este vale pelas duas coisas. Até os adultos o manuseiam com ternura, com delicadeza. Porque ficam mesmo assim... Apaixonados."

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

DIA DE SÃO VALENTIM 2017 NA BECRE


Numa articulação entre a Biblioteca Escolar e o Subdepartamento de Inglês, celebrou-se no passado dia 14 de fevereiro o Dia de São Valentim.



Os alunos de todos os ciclos tiveram a oportunidade de escolher poemas em Inglês dos grandes escritores da literatura mundial e enviá-los secretamente ao objeto do seu amor.

Também, os alunos do 1.º e 2.º ciclos realizaram os tradicionais Cartões do Dia de São Valentim que ornamentaram a nossa mesa de festa, já de si recheada com muitos livros subordinados ao tema inesgotável do amor.

Venham requisitá-los!


segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

JOGOS SEGURA NET

Dia 7 de fevereiro de 2017 comemora-se o Dia da Internet Mais Segura. Para que este dia seja assinalado na nossa escola, convidamos-te a visitar o site da SeguraNet e a refletir sobre estes vídeos que alertam para os perigos das redes sociais.


E outra coisa, sabias que também há vida offline?








A Seguranet foi criada com o objetivo de promover uma utilização esclarecida, crítica e segura da Internet, quer pelas crianças e jovens, quer pelas famílias, trabalhadores e cidadãos no geral.

No site da SeguraNet podes encontrar muita informação e atividades sobre a utilização segura da Internet.

Clica nestas imagens e testa aqui os teus conhecimentos sobre Segurança na Internet!

JOGOS SeguraNet para o 1.º e 2.º Ciclos

JOGOS SeguraNet para o 3.º Ciclo

JOGOS SeguraNet para os PAIS e ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO