terça-feira, 31 de outubro de 2017

VENCEDORES DO CONCURSO DE ESCRITA CRIATIVA DO MIBE 2017

Divulgamos os vencedores do Concurso de Escrita Criativa do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares 2017, obrigatoriamente subordinado ao tema “LIGANDO COMUNIDADES E CULTURAS”. 

Assim sendo, as grandes vencedoras do 3.º Ciclo foram as alunas Beatriz Teixeira do 7.º D  - que nos contemplou com um texto escrito em Português e em Inglês e vos deixará certamente com água na boca - e Débora Martins do 9.º C - que nos demonstra, através de um texto muito pessoal, como a sua religião também faz parte da sua cultura. 

A vitória no segundo ciclo foi atribuída ao aluno Afonso Calazans do 5.º C!



“LIGANDO COMUNIDADES E CULTURAS”

Numa tarde, um avião acabara de aterrar em Portugal e quatro pessoas, duas raparigas e dois rapazes, saíram do avião. Todos eles eram aspirantes a master chefs. Uma das raparigas era a Chahna. Era morena de olhos castanhos cor de mel e vinha da índia. A outra era a Nicole. Era loira de olhos azuis e vinha da Austrália. Um dos rapazes era o Cristovan. Era moreno de olhos verdes e vinha da Colômbia. O outro era negro de olhos pretos, vinha de Angola e chamava-se Bandele.
O Cristovan disse “Hola!”, mas ninguém percebeu, por isso apresentou-se em Inglês:
-Hi! I’m Cristovan!
- Hi! I’m Chahna!
-Hello! I’m Nicole.
-Hello! I’m Bandele.
Passaram-se vários minutos de conversa, até que Bandele se lembrou de perguntar:
-Where are we going to sleep?
-Surprise! - Disse a Nicole – I have rented a house for the four of us!
-Good idea! – exclamou Chahna.
E lá foram eles para a casa acabadinha de alugar. Ficaram lá quatro dias e no quinto de manhã foram-se embora.
Os quatro amigos combinaram que todos os dias cada um falaria das melhores e mais saborosas comidas do seu país.
Assim, no primeiro dia o Cristovan disse:
-In Colombia we eat ajiaco, coconut rice and patacones. We eat more things, but these are just traditional. – Comentou o Cristovan .
Como todos ficaram impressionados com as comidas típicas da Colômbia, pediram ao Cristovan que fosse ele a cozinhar ao almoço e ao jantar. O Alex cozinhou o “ajiaco” e arroz de coco.
No dia seguinte Bandele falou de Angola:
-In Angola we eat calulo, funge and beans with palm oil. We eat a lot more things but this is the typical food.
Todos ficaram de boca aberta. Bandele percebeu que eles queriam provar as iguarias típicas de Angola, por isso ele cozinhou-lhes também o almoço e o jantar. Todos adoraram o “calulo” e o feijão com óleo palma.
Na terceira noite Chahna falou da Índia:
-In India we eat Samosa, biryani, thali and pani puri. These are just four typical dishes, but in India there are so many more!
Todos ficaram a adorar a Índia depois de provarem alguns destes pratos tradicionais ao almoço e ao jantar daquele dia.
No quarto dia a Nicole falou da Austrália:
-If you ever make it to Australia, you cannot get out of it without tasting meat pie, reas lamb and Australian puree.
O Cristovan até se babou e por isso a Nicole fez-lhes o famoso borrego com puré Australiano e tarte de carne.
No quinto dia de manhã todos se despediram e voltaram aos seus países, prometendo voltar dali a um ano para continuarem a partilhar muitas e deliciosas receitas!
Até lá teriam de se contentar com a Internet para continuarem a sua amizade além-fronteiras!

Beatriz Teixeira
7.º D



“LIGANDO COMUNIDADES, CULTURAS E RELIGIÕES”

O meu nome é Débora e tenho dezasseis anos. Nasci em África e sou cristã. As pessoas viram-se para mim e perguntam: Católica? E eu digo: Não, cristã! Qual é a diferença? Não é a mesma coisa? Persistem elas. 
Depois de uma hora de explicações, elas dizem que percebem, mas pelas caras que fazem vê-se logo que não entendem nada. Mas até eu, que sou cristã, me questiono às vezes. O que significa realmente ser cristão? Fiz algumas pesquisas, perguntei a certas pessoas, li algumas histórias da Bíblia. Depois de obter a informação que precisava, consegui ter uma resposta e quero partilhá-la com todos os que têm dúvidas ou estão simplesmente curiosos.
Ser cristão não é simplesmente fazer o bem e evitar o mal, crer em Deus, cumprir com determinados ritos, aceitar algumas verdades, seguir uma tradição ou preparar-se para a vida eterna. Ser cristão é seguir Jesus, reconhecê-lo como Senhor, aceitar o seu projecto, seguir o seu estilo evangélico, fazer parte da sua comunidade, viver sob a força do Espírito Santo! 
Sinto que nos tempos em que vivemos, principalmente os mais jovens, têm medo, e vergonha, de dizer aos amigos ou às pessoas em geral, que são cristãos, que acreditam em Deus. E o meu conselho para eles é: Não tenhas vergonha daquilo que és e daquilo em que acreditas! Na Bíblia, na história de Pedro 4:16 pode ler-se: “Se porém, padecer como cristão, não se envergonhe; pelo contrário, glorifique a Deus por ter este nome.”

Débora Martins
9.º C

“LIGANDO COMUNIDADES E CULTURAS”

Um espanhol chamado Alonso foi viver para França porque o pai tinha sido promovido no seu trabalho.

      Quando o Alonso chegou estava muito nervoso porque não sabia os costumes franceses nem como seria a sua integração escolar.

     Na escola conheceu o Philippe, um miúdo pacato que se disponibilizou a ajudá-lo no que precisasse. 

      Alonso aceitou e concordaram aprender os costumes e culturas de cada país. Passado esse momento iam para a biblioteca todas as tardes estudarem sobre o país um do outro.

      Eles, quando chegavam a casa, diziam aos pais o que tinham aprendido e, é claro, os adultos também gostam de aprender coisas novas.

     O Alonso e o Philippe guardaram esta grande amizade para todo o sempre.

Afonso Calazans
5.º C

Parabéns e continuem a concorrer!!!

Sem comentários: