terça-feira, 28 de novembro de 2017

PROJETO CRESCER SAUDÁVEL COM A ILHA DOS DIABRETES

No primeiro período, nos dias 14 de novembro, precisamente no Dia Mundial da Diabetes, e 28 de novembro, a partir da exploração do livro A Ilha dos Diabretes escrito por Carla Maia de Almeida e ilustrado por Carlos Fazenda, os alunos do Jardim-de-Infância da EB D. Carlos I tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a diabetes. 

Com a ajuda da personagem principal, João de dez anos que sofre de diabetes, os nossos pequenos leitores ficaram a saber que a diabetes é um problema de saúde que pode ser grave e que afeta milhões de adultos e crianças em todo o mundo. 

Em Portugal, há mais de um milhão de pessoas com diabetes tipo2 e destas, 400 mil não o sabem!


Ficaram também a saber o que é a insulina, uma hormona produzida por um grupo especial de células do pâncreas – os também chamadas ilhéus de Langerhans em homenagem ao cientista alemão que as descobriu – que controlam a entrada de açúcar nas nossas células.


Através de comparações simples, os mais pequenos puderam entender que cada célula é como uma fábrica de produção de energia e que a insulina é como a chave que abre os portões da fábrica, para as células trabalharem. Ou então como a password que nos deixa entrar no computador!

Ao longo da história os alunos puderam perceber que João tem diabetes tipo 1 e por isso o seu fígado não produz insulina. 

E a moral foi: temos de cuidar da nossa ilha. Como? Temos de vigiar o açúcar que entra na nossa ilha para que ela possa ser saudável. A diabetes faz aumentar os níveis de açúcar no sangue e todos sabemos que o excesso de açúcar traz complicações para a saúde. 

E se queremos ser saudáveis para toda a vida, mesmo sofrendo desta terrível doença, temos também de praticar exercício físico e seguir as recomendações dos profissionais de saúde.  Fundamental é manter uma atitude positiva e com isso ganhar motivação e autoconfiança para ser uma pessoa feliz. 


Como atividade de pós-leitura os alunos tomaram contacto com uma caneta de insulina - e aprenderam como e onde a insulina deve ser injetada – e com um glicómetro

Os mesmos tiveram ainda a oportunidade de assistir ainda a uma medição por parte da Professora Bibliotecária dos seus níveis de açúcar através de uma pequena picada no dedo. 

Na parte final da atividade puseram as mãos na massa para confecionar um saudável smoothie de banana com leite sem lactose, iogurte natural e sementes de linhaça.


Sem comentários: