sábado, 25 de novembro de 2017

LES CATHERINETTES NA D. CARLOS I

No dia 28 de novembro houve um desfile maravilhoso onde todos os alunos do 7ºano puderam mostrar a sua criatividade, trabalho e personalidade, pois os chapéus refletem o que cada um é. Houve chapéus de toda a forma e feitio, uns melhores outros piores, mas cada um fez o que pôde.

No dia 25 de novembro celebra-se em França o dia de “Santa Catarina” onde mulheres, com idade até 25 anos, desfilam com o seu chapéu, reflectindo a sua personalidade, para encontrar marido para casar. Isto tentou-se reproduzir na escola, só que obviamente ninguém estava à procura de marido!

Acho que o desfile veio alegrar um pouco a escola, pois todos os alunos e professores se juntaram para ver os seus colegas e alunos desfilar. Acho que devia haver mais eventos e iniciativas como esta na escola.

Filipa Esteves Quadrilheiro nº10 7ºD


O desfile Les Catherinettes foi um êxito. Foram mais de vinte e cinco alunos do 7º ano a desfilar pela rampa da escola D.Carlos I. Havia chapéus de todos os feitios. Alguns alunos pareciam ter uma horta na cabeça, outros pareciam que bebiam enquanto desfilavam, foi uma grande diversão!
No desfile havia música. Estava lá presente a Diretora da escola que elogiou a professora Paula Ponte (a Professora Paula Ponte foi quem organizou o desfile com a ajuda dos alunos e de alguns Professores). Havia fitas amarelas e verdes por todo lado a decorar a rampa da escola, a entrada do desfile, nos chapéus dos alunos e em muitos outros locais da escola. Os alunos estavam vestidos de preto (calças, camisola e ténis), e usavam chapéus verdes e amarelos na cabeça. 
Pela felicidade dos alunos do 7º ano percebeu-se que este tinha sido o melhor desfile de sempre. Mais de metade da escola assistiu ao desfile e alguns alunos arrependeram-se de não participar, ou queriam participar mas não eram do 7º ano.
Existem rumores que dizem que os alunos, embora envergonhados, querem repetir o desfile, por terem gostado tanto do primeiro.

Beatriz Teixeira nº4 7ºD


Eu chamo-me Matilde e venho dar a minha opinião sobre o desfile " Les Catherinettes ". Eu não participei, por minha livre vontade, mas estive o tempo todo lá a filmar. Para mim acho que foi giro e criativo pois os alunos fizeram os seus próprios chapéus ou compraram-nos e personalizaram-nos. Mas o que interessa é que toda a gente fez os seus próprios chapéus! Os chapéus foram feitos pelos alunos do 7°ano e alguns por alunos do 8°ano.
A Professora Paula Ponte esteve muito bem ao ter tanta paciência e carinho para fazer esta festa sobre uma festividade Francesa e ter arranjado músicas Francesas. Esta festa comemora-se em França para as pessoas que estão solteiras com mais de 25 anos. Neste desfile a Professora de Educação Visual também participou, fazendo flores com os seus alunos do 7°ano.

Matilde Palha nº24 7ºE


No dia 28 de novembro, ocorreu o mais magnífico desfile de chapéus “Les Catherinettes” de sempre. Os alunos do 7º ano fizeram chapéus muito bonitos para o desfile. O desfile foi preparado pelos alunos e pela excelentíssima Professora Paula Ponte. Muitos dos alunos que fizeram os chapéus desfilaram, como foi o meu caso.
O desfile começou à uma da tarde e os alunos desfilaram no meio dos quatro pavilhões numa rampa que há na escola e que foi enfeitada com as mesmas cores dos chapéus: amarelo e verde. Enquanto decorria o desfile a Professora Paula Ponte passou várias músicas Francesas. 
Na minha opinião adorava que este desfile magnífico* acontecesse mais vezes. Foi uma ideia maravilhosa. Obrigado professora Paula Ponte!

Jaime Antunes nº14 7ºE


Olá! Eu sou o Gonçalo Taborda e hoje estou aqui para descrever o desfile que aconteceu ontem, dia vinte e oito de outubro pelas 13h 15min. Eu adorei e gostaria que se voltasse a repetir. As professoras de Francês e E.V. prepararam muito bem o desfile e fizeram uma bela apresentação do que íamos representar.

Nós, os alunos, ficámos encarregues de escolher os chapéus que queríamos utilizar para fazermos o desfile. A Professora de Francês utilizou músicas francesas e nós interpretamo-las muitos bem. O desfile das Catherinettes festeja-se todos os anos no dia 25 de novembro. As mulheres solteiras com mais de 25 anos desfilam com os chapéus que fazem com bastante empenho. Adorei e será uma brincadeira que nunca me irei esquecer!  


                                                                                                    Gonçalo Taborda 7ºE Nº10





Olá eu sou o Tomás e estou aqui para exprimir os sentimentos que tive quando estava a desfilar. Antes de mais parabéns à minha professora Paula Ponte que teve um trabalho e uma ideia fantástica. 

Eu adorei aquele momento em que usei o chapéu que fiz. Foi um momento de alegria em que também senti um pouco de fama, porque não é todos os dias que tens montes de pessoas a verem-te a descer uma rampa com um chapéu. Foi uma experiência única e fantástica. É daqueles momentos que ficam na tua cabeça e tu nunca mais te esqueces. 

Tive colegas meus que não quiseram desfilar com vergonha. Qual vergonha? Nós somos todos crianças! Temos é que nos saber divertir e brincar. Eu adorei e acho que foi “brutal”. Adorei foi algo que nunca irei esquecer. Foi sem dúvida uma experiência fantástica. Obrigado!!!

Volto a reforçar a ideia que os meus colegas que tiveram vergonha não deviam ter, porque isto pode ter sido uma experiência que eles nunca mais poderão voltar a ter! Mais uma vez volto a agradecer à Professora por nos dar esta oportunidade de alegria, fama e felicidade.

Tomás Carvalho Caravaca Nº26 7ºE









As Catherinettes comemoram-se em França no dia 25 de novembro, mas a escola D.Carlos I comemorou esta data no dia 28, pois dia 25 foi um sábado. Neste dia as raparigas com mais de 25 anos de idade saem à rua com um chapéu verde e amarelo e procuram arranjar marido.
A escola D.Carlos I fez um desfile com todos os sétimos anos em que cada aluno tinha que fazer um chapéu verde e amarelo para o desfile, embora alguns chapéus não apresentassem estas cores. 
A música foi alegre e muito bem escolhida. Estiveram muitas pessoas a assistir e adoraram.

          Carolina Teles nº6 7ºE

Sem comentários: