terça-feira, 31 de outubro de 2017

LEITURAS MALDITAS NA BECRE

Desde tempos ancestrais que se realizam diversos cultos de celebração da vida dos antepassados. O Halloween, uma exportação dos Estados Unidos que popularizaram a comemoração, é uma reminiscência de tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C.


Originalmente, o Halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão"). 

No México, o Dia dos Mortos é uma celebração de origem indígena, que honra os defuntos no dia 2 de novembro. Começa no dia 1 de novembro e coincide com as tradições católicas do Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia de Todos os Santos.

Na Biblioteca Esolar D. Carlos I e no dia 31 de outubro, os alunos Monitores quiseram dar vida a esta tradição, tendo para isso organizado um "Chá com Letras Malditas na BECRE".  

Os alunos leram a história de Jack o'Lantern ou Jack da Lanterna - quando o pobre Jack alumiava o caminho com uma vela dentro dum nabo algures nos caminhos sombrios da Irlanda por ter enganado o diabo - e ficaram a conhecer a origem Europeia do "Dia das Bruxas".

Alguns monitores leram lendas aterradoras sobre a Serra de Sintra e outros houve que contaram histórias de terror. 

Para além da componente pedagógica de promoção da leitura, este Chá com Letras constituiu-se como um momento de partilha e de reforço dos laços de amizade entre todos os alunos Monitores da Biblioteca Escolar. Sem dúvida contribuiu também para aumentar o seu sentido de presença a esta comunidade escolar e à família D. Carlos I. 












Sem comentários: