sábado, 21 de outubro de 2017

ENCONTRO COM A AUTORA DA COLEÇÃO "O CLUBE DOS CIENTISTAS"

No âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, e por intermédio da + Cultura, foi promovido o encontro com a Escritora Maria Francisca Macedo e os alunos do Agrupamento D. Carlos I nos dias 11 e 20 de outubro de 2017.


Assim, no dia 11 de outubro todos os alunos do 1.º Ciclo da EB1 de Lourel participaram numa sessão de apresentação da fantástica coleção d’ “O Clube dos Cientistas”. Por sua vez, todos os alunos do 3.º e 4.º anos da EB1 D. Carlos I tiveram a oportunidade de vir conhecer a autora de uma coleção que faz já as delícias de muitos jovens em Portugal.

Maria Francisca Macedo frequentou o curso de Biologia e é atualmente Professora do Ensino Básico. Adora dar aulas, escrever, desenhar, e tem uma inesgotável curiosidade por tudo o que se relaciona com a ciência.

De frisar que esta coleção difere substancialmente das tradicionais histórias de aventuras porque apresenta como extra o facto de todos os enredos terem a ciência como pano de fundo. Ao mesmo tempo, a narrativa, bem escrita e estruturada, surge como um valor em si-mesma, não dependendo desta componente didática.

A coleção concilia portanto dois dos grandes interesses da autora que desde criança é apaixonada quer por experiências e animais quer por histórias e mundos fantásticos.

De frisar ainda que todos os livros da já famosa coleção - O Clube dos Cientistas 1: Os Contrabandistas de Cristais; O Clube dos Cientistas 2: Um Estranho Caso na Quinta; O Clube dos Cientistas 3: Mistério no Hospital; O Clube dos Cientistas 4: Um Rapto Inesperado -, contêm um Caderno de Experiências com instruções muito claras para pôr em prática, em casa ou na escola, todas as experiências que as personagens realizam no decurso das suas muitas aventuras empolgantes e cheias de ação.


Na biblioteca Escolar D. Carlos I, para além de conhecerem a Catarina, o Chico e o Carlos, três irmãos curiosos, fascinados pela ciência e sempre em busca de mistérios, os nossos pequenos leitores puderam maravilhar-se com vulcões em erupção, espantar-se com mensagens escritas com tinta invisível e tocar em areia movediça.

Muitos foram aqueles que não dispensaram adquirir um destes fantáticos exemplares. Para quem ainda não comprou, relembramos que os mesmos estarão à venda na BECRE D. Carlos I até ao período do Natal.

E agora já sabes, pequeno leitor. Se Gostas de ler, adoras aventuras e fazer experiências, o Clube dos Cientistas é a coleção certa para ti! Ah, e não te esqueças de ler o Caderno de Experiências e pôr mãos à obra!


3.º e 4.º ANOS DA EB1 D. CARLOS I



6.º A e 6.º F





6.º B e 6.º C


EB1 de LOUREL:




Sem comentários: