quarta-feira, 14 de junho de 2017

PROJETO CRESCER SAUDÁVEL_3.º PERÍODO

Ao longo do terceiro período, a Biblioteca Escolar D. Carlos I levou a cabo em todas as salas do Jardim de Infância do Agrupamento, variadas sessões de promoção da leitura no âmbito do projeto “Crescer Saudável”.

As sessões deste período tiveram como ponto de partida os problemas de visão e formas de os corrigir. Assim, tomando como ponto de partida a leitura e exploração do livro Uns óculos para a Rita, de Luísa Ducla Soares e recomendado pelo Plano Nacional de Leitura, os pequenos leitores tiveram a oportunidade de conhecer a morfologia e o funcionamento do globo ocular bem como os defeitos de visão de que podem sofrer, tais como a miopia, o astigmatismo, a hipermetropia, a presbiopia, o daltonismo, o estrabismo e cataratas. 

Na segunda parte da atividade e a partir da leitura do livro Não Quero Usar Óculos de Carla Maia de Almeida, cada criança ilustrou o seu par de óculos e atribuiu-lhe poderes mágicos. 


Muitos quiseram óculos para se tornarem invisíveis, outros óculos para ver a Mãe e o Pai, óculos para não ter medo do escuro, óculos para viajarem para dentro de si, óculos para se tornarem em tudo o que desejarem, enfim, óculos de todos os feitios e de todas as cores e relicários de todos os sonhos! 

E a conclusão foi que é bom usar óculos. Para além de nos ajudarem a ver o mundo com nitidez, umas bonitas armações servem ainda de moldura a uns lindos olhos. 


Estas sessões, em que se procurou novamente aliar a leitura à literacia para a saúde, decorreram nas seguintes datas:  16 maio – Sala 1 do JI da EB1 D. Carlos I; 18 maio – Salas 1 e 2 da EB1 de Lourel ; 23 maio – Salas 1 e 2 do JI do Ral; 13 junho – Salas 2 e 3 do JI da Várzea; 14 junho – Sala 2 do JI da EB1 D. Carlos I; 14 junho – Sala 1 da EB1 da Várzea. 


 JARDIM DE INFÂNCIA D. CARLOS I - SALAS 1 E 2:


JARDIM DE INFÂNCIA DO RAL: 




JARDIM DE INFÂNCIA DE LOUREL:


JARDIM DE INFÂNCIA DA VÁRZEA:






                                                                                                                                                                                                                                                              Há crianças que resistem a usar óculos porque acham que eles as desfavorecem. Mas não reparam que os óculos servem de moldura a uns lindos olhos. Com eles o mundo, de repente, torna-se mais rico, mais nítido e colorido. Conseguem ver a formiga atarefada, o botão que caiu na carpete, a pintinha do i, o berlinde que rebolou para longe.Passam de alunos desatentos a garotos interessados. E começam a ter boas notas…                                                                                                                                                       Plano Nacional de Leitura_Livro recomendado para o 1º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada. 





"Ontem fiquei a saber uma coisa. Vou ter de usar óculos. Foi o que a mãe disse. Eu acredito sempre nela, mas desta vez não quero. Não quero nada usar óculos!"



Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 1º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

Sem comentários: