quinta-feira, 15 de junho de 2017

PLANO NACIONAL DE CINEMA

Pelo segundo ano consecutivo, a Biblioteca Escolar D. Carlos I participou no Plano Nacional de Cinema. 

O Plano Nacional de Cinema é uma iniciativa conjunta da Presidência do Conselho de Ministros, através do Gabinete do Secretário de Estado da Cultura, e do Ministério da Educação e Ciência, pelo Gabinete  do Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, e operacionalizado pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), pela Cinemateca e pela Direção-Geral da Educação (DGE). 

O Plano Nacional de Cinema (PNC) está previsto como um plano de literacia para o cinema e de divulgação de obras cinematográficas nacionais junto do público escolar e pretende formar públicos escolares, despertando nos jovens o hábito de ver cinema, bem como valorizá-lo enquanto arte junto das comunidades educativas.



No Agrupamento D. Carlos I, e sobretudo na Biblioteca Escolar, temos como missão a promoção das várias literacias: da leitura, da informação e dos media e acreditamos que um programa para a literacia do cinema junto dos nossos alunos ajudaria a consolidar essa missão. Gostaríamos igualmente de nos continuarmos a associar às iniciativas de aplicação da Nova Lei do Cinema que preveem a divulgação de obras cinematográficas de importância histórica, e em particular das longas-metragens, curtas-metragens, documentários e filmes de animação de produção nacional.



Também, a educação para a cultura cinematográfica, possível através do desenvolvimento deste programa, continuará a ser uma boa estratégia para promover o trabalho articulado entre a Biblioteca Escolar e os Docentes, com vista ao planeamento e ensino contextualizado das literacias da informação e dos media nos objetivos e programas curriculares, e para explorar a natureza, linguagem e discurso deste medium e as implicações individuais e sociais do seu uso. 

Acreditamos ainda que a implementação deste projeto contribui não somente para a gestão e uso pessoal da informação, como contribui também inequivocamente para o desenvolvimento de valores e atitudes indispensáveis à cidadania e à aprendizagem ao longo da vida.  

No ano letivo de 2016-17 o projeto do Plano Nacional de Cinema foi reformulado pela Equipa da BECRE, pelo que em vez de serem tratados vários documentos, optou-se por trabalhar aprofundadamente um filme no 5.º ano e outro no 9.º ano. 

Assim, todas as turmas do 9.º ano e Cursos de Educação e Formação trabalharam O Cão Branco de Samuel Fuller nas seguintes datas: 13 fevereiro (9.º A); 6 março (9.º D); 13 março (9.º E); 20 março (9.º F); 27 março (9.º G); 3 abril (9.º C); 8 maio (9.º B); 22 maio (VHOTS).  

Por sua vez, todas as turmas do 5.º ano trabalharam o filme Os Coristas de Christophe Barratier nas seguintes datas: 
4 maio (5.º B); 11 maio (5.º C); 18 maio (5.º A); 22 maio (5.º E); 29 maio (5.º F); 5 junho (5.º G); 6 junho (5.º H); 6 junho (5.º D). 

As referidas sessões decorreram ao longo do segundo e terceiro períodos e tiveram lugar às segundas-feiras das 14.15h às 15.00h.
























E precisamente porque as temáticas tratadas em ambos os filmes se inscrevem diretamente no currículo de Educação para a Cidadania, a Biblioteca Escolar D. Carlos I solicitou a todos os Diretores de Turma a disponibilização de dois blocos de 45 m desta disciplina para o visionamento destas obras cinematográficas. 

Após este visionamente integral, cada turma, num total de 347 alunos, participou numa sessão orientada pela Equipa do PNC e a decorrer na Biblioteca Escolar que teve como objetivo a análise fílmica – forma e conteúdo - do filme e a participação num Atelier de Artes e Escrita Criativa. 

Estes ateliers foram dinamizados pelos elementos que integram a equipa PNC na escola: Cristina Didelet, Sandra Hormigo e Sandra Pratas.






Confiram aqui os melhores trabalhos:







Sem comentários: