domingo, 15 de janeiro de 2017

CONCURSO FAÇA LÁ UM POEMA, FLP 2017

Com intenção de incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia e no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Poesia, o Plano Nacional de Leitura, o PNL, e a Fundação Centro Cultural de Belém, CCB, convidam todas as escolas do país, públicas e privadas, a participar no Concurso FAÇA LÁ UM POEMA, FLP, que decorrerá até Março de 2017.

O PNL convida todas as escolas públicas e privadas do país a aderirem ao Concurso que se dirige a todos os níveis de ensino e a descobrirem os novos autores genuínos dos riquíssimos textos a que as anteriores edições do FLP já nos habituaram.

O concurso terá a sua Final no dia 21 de Março de 2017. Os premiados serão convidados a ler os seus poemas na cerimónia pública de entrega dos prémios, a realizar em Março de 2017, a propósito do Dia Mundial da Poesia, no CCB – Centro Cultural de Belém - Lisboa.

A participação no concurso é individual [não serão considerados trabalhos de grupo ou de turma] e que o Concurso não é subordinado a nenhum tema específico.

Consultem o regulamento AQUI!


Deixamos-vos ainda com um belíssimo poema, classificado em 2º lugar no nível Ensino Secundário, da autoria de João de Almeida D'Eça (Eça), aluno, na altura, do 11º ano da Escola Secundária Professor José Augusto Lucas, Oeiras.

Morte em Veneza

Todos morremos em Veneza
todos somos Aschenbach
vendo a juventude fugir
esvaindo-se por entre os dedos.
Todos encontramos o pequeno Anselmo
e todos o perdemos entre a bruma da maré
e quando ele reaparece, tarde de mais,
jazemos mortos na areia cálida
o bafo moribundo contra a corrente
os olhos brancos fitando o céu.
E o pequeno Anselmo foge 
em toda a sua resplandecência
vendo a nossa carcaça velha
apodrecer ao sol poente.

Sim! Todos somos Aschenbach
e vimos morrer a Veneza
roídos pela frustração,
pela dúvida e pela incerteza
e todos vemos o pequeno Anselmo
fugir com a sua beleza!

(Eça)

Sem comentários: