segunda-feira, 31 de outubro de 2016

5.º ANOS- FORMAÇÃO DE UTILIZADORES

No âmbito das atividades do Mês das Bibliotecas Escolares 2016, decorreram na Biblioteca Escolar, quatro sessões de Formação de Utilizadores dirigidas a todas as oito turmas do 5.º ano da EB D. Carlos I. As mesmas decorreram no dia 4 de outubro - 5.º A e 5.º D; 6 de outubro - 5.º B e 5.º C; 13 de outubro 5.º G e H; e 8 de novembro - 5.º E e 5.º F.  

A partir da exploração do documento Guia do Utilizador 2014-17, os alunos ficaram a conhecer as várias zonas funcionais da Biblioteca Escolar bem como os serviços e recursos que a mesma disponibiliza.






Os alunos tiveram ainda a oportunidade de conhecer as regras de comportamento e de utilização da Biblioteca Escolar e, através da realização de um jogo de caça ao livro, conhecerem de forma simplificada a organização da Biblioteca por cores e números de acordo com as regras de CDU - Classificação Decimal Universal.

Para além da formação de utilizadores, os alunos do 5.º ano foram conduzidos numa viagem no tempo até aos primórdios das Bibliotecas na antiga Mesopotâmia, mais especificamente em Ninive, passando pela mítica biblioteca de Alexandria, e de volta às mais avançadas bibliotecas digitais da era contemporânea.

Todos os alunos foram ainda informados das atividades mensais dinamizadas pela Biblioteca Escolar dirigidas a este ciclos de ensino, nomeadamente “A caça ao Erro”; “O Problema do Mês”; " Quebra-Cabeças"; “O Escritor do Mês”, "Joga e Aprende na BE" para além das atividades periódicas tais como as exposições e os concursos de escrita criativa e tantos outros.

VENCEDOR DO CONCURSO DE ESCRITA DO MIBE 2016

Utilizador assíduo da BECRE D. Carlos I e leitor convicto, Vasco Ramiro, n.º 27 do 5.º G, foi o grande vencedor do Concurso de Escrita Criativa realizado no âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.

E porque o seu número de requisições já é bastante elevado, o nosso vencedor recebeu como prémio uma magnífica bola de futebol.

Não deixem de ler o seu criativo texto que, respeitando o regulamento do mesmo concurso, esteve subordinado ao tema "O Código Secreto".

Parabéns Vasco e continua a participar!





O Código Secreto

Finalmente o dia tinha chegado. Os três irmãos, o Vasco, o Pedro e a Joana iam participar numa caça ao tesouro, na escola D. Carlos I, a sua escola. Estavam muito entusiasmados, pois iriam encontrar os seus amigos, os seus professores e os auxiliares.

O despertador tocou, os irmãos acordaram e foram a correr vestir-se. Estavam ansiosos pela caça ao tesouro. Algum tempo depois, foram despedir-se do Pai e foram para o carro ter com a Mãe que os ia levar à escola.

Quando chegaram foram logo ter com os amigos e todos perguntavam o que seria o grande tesouro. As opiniões apontavam para o mesmo, teria algo a ver com a escola. .. Mas o que seria?

Um, dois e três, começou a caça ao tesouro. O Pedro, o Vasco e a Joana foram a correr para a casota dos cães. Talvez aí estivesse o tesouro. Mas não, não foi desta.

Foram ao Clube de Matemática e foram ao Pavilhão Desportivo. Em nenhum desses espaços estava o tesouro. De seguida foram ao campo de futebol e poucos minutos depois, o Vasco e o Pedro descobriram a palavra “biblio”. Ficaram a olhar um para o outro. Acharam esquisito e nenhum dos três irmãos sabia o que queria dizer... Guardaram a palavra e seguiram caminho.

Desta vez foram aos pavilhões A, B e C e em nenhum deles encontraram alguma coisa. Só faltava ir ao um sítio: ao pavilhão D!

Quando chegaram ao pavilhão D foram ao posto médico, à secretaria e à papelaria. Em nenhum desses sítios estava o que procuravam. O único sítio onde faltava ir era à Biblioteca, para onde se dirigiram imediatamente.

Estavam muito entusiasmadas, pois talvez descobrissem, pela primeira vez, um grande tesouro! Foram procurar nas prateleiras dos livros, debaixo dos sofás, nos CDs, nos DVDs e finalmente no último sítio para procurar, nos computadores.

A caça ao tesouro tinha terminado! A Joana encontrou a palavra “teca” e perceberam que se juntassem a palavra “biblio” com a palavra “teca” dava “biblioteca”. Ficaram a pensar que era um tesouro muito estranho, mas depois perceberam que “a biblioteca” era o maior dos tesouros!

No dia seguinte a Professora Fernanda Tenente, Professora de Português do Vasco e do Pedro, entregou-lhes um diploma emoldurado a agradecer a participação e deu-lhes os parabéns por terem encontrado o precioso tesouro. Os três irmãos perceberam que através da leitura e dos livros ALCANÇAMOS TUDO!

Vasco Ramiro, n.º 27 do 5.º G

VENCEDORES DO CONCURSO DE DESENHO "O MEU MUNDO" DO MIBE

Olga Chernega do 6.º ano foi a grande vencedora do 2.º Ciclo do Concurso de Desenho realizado no âmbito das celebrações do Mês das Bibliotecas Escolares 2016.

A nossa bi-campeã ganhou um espetacular livro sobre Fernando Pessoa. De língua materna Ucraniana, a nossa leitora irá, com a juda do Pai, traduzir os poemas contidos no livro para Ucraniano para que toda a sua família possa conhecer o poeta de maior expressão da língua Portuguesa.

Parabéns por essa iniciativa e por continuar a participar com os seus desenhos magníficos nos concursos da BECRE!


E eis o trabalho vencedor do 1.º Ciclo. Parabéns ao grande vencedor e parabéns também a todos os alunos da EB 1 de Lourel que participaram. 



quarta-feira, 26 de outubro de 2016

APRESENTAÇÃO DO LIVRO "KARA E O MUNDO DO PÓ!





No passado dia 26 de outubro e no âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, recebemos a visita da escritora e aguarelista Ana Luísa Gonçalves Pedro que nos veio apresentar o seu livro "kara e o Mundo do Pó", segundo a própria, destinado ao público de todas as idades. 

À conversa com os alunos do 9.º F, a autora deu-nos a conhecer uma aventura fantástica onde podemos acompanhar a viagem de Kara. Vendo o seu mundo destruído e guiada pelo desejo de encontrar uma solução para o seu povo, Kara lança-se numa travessia temporal onde irá conhecer vários mundos: o mundo da madeira, o mundo da pedra, e o mundo do pó, estabelecendo-se uma analogia com o passado, o presente e o futuro. 

Embora a obra permaneça no domínio do fantástico e abundem na obra fadas e fadinhas, guerreiros destemidos e mares tenebrosos, a obra retrata problemas da sociedade atual e deixa uma mensagem ecológica de preservação do planeta, sendo pois uma obra a não perder. 



Sobretudo, a obra de Ana Luísa Pedro, e essa foi a mensagem na qual incidiu a sua apresentação, insiste na tomada de consciência por parte de todos nós de que possuímos uma arma preciosa para a resolução de todos os problemas: O PENSAMENTO!



Após a apresentação do livro, a autora convidada brindou ainda os alunos com um workshop de pintura em aguarelas em que os mesmos aprenderam diversas técnicas artísticas e deram uso à sua criatividade.

Como agradecimento pela sua gentil visita, a BECRE D. Carlos I ofereceu à autora um lindíssimo livro de Pedro Seromenho, escritor e ilustrador que estará novamente na nossa Biblioteca Escolar no dia 22 de novembro de 2016.



















Os trabalhos resultantes desta experiência com aguarelas estão já expostos na galeria Almada Negreiros do AE D. Carlos I. 

Venham visitar-nos e adquiram já um exemplar desta fantástica obra!

terça-feira, 25 de outubro de 2016

NUNO CARAVELA NA EB1 DE LOUREL

Nascido em Lisboa a 1 de agosto de 1968, NUNO CARAVELA frequentou o I.A.D.E e o AR.CO. Centro de Arte e Comunicação e iniciou a carreira de autor e ilustrador em 1992. Em paralelo exerceu funções de criativo durante seis anos em agências de publicidade, 

Durante sete anos foi autor e coordenador de edição do projeto «Escola Global - A Tradição na Sala de Aulas», destinado à recuperação de Contos Tradicionais Portugueses. Desde então tem desenvolvido inúmeros projetos na área da literatura infantil, em parceria com algumas das mais conceituadas editoras portuguesas. 

Mas foi para apresentar "O Bando das Cavernas", a sua coleção de maior sucesso, que Nuno Caravela visitou a EB1 de Lourel do Agrupamento D. Carlos I.

Num auditório transformado em cave pré-histórica e profusamente decorado com ossinhos pintados com as cores da imaginação dos alunos do 1.º Ciclo e do Jardim -de-Infância, NUNO CARAVELA apresentou personagens e as aventuras que, para a maior parte dos alunos presentes, dispensavam apresentações. Antecipando-se ao autor com verdadeira satisfação e euforia, os alunos descreviam com precisão as características e as ações do Tocha,  do Menir, do Kromeleque, do Tzick, do Sabre e da Ruby, a líder deste bando das cavernas que vive em permanente anacronismo histórico. 


Num enredo populado com personagens hilariantes tais como o porco-banquinho, o papa-formigas-aspirador e até o pinto-bull do avô Basalto, a confusão e as gargalhadas asseguram a nota dominante.

Em nome da Biblioteca Escolar D. Carlos I que assegurou o encontro, queremos agradecer a simpatia genuína que o autor põe nestes encontros com a pequenada bem como a sua contribuição para o desenvolvimento de bons hábitos de leitura junto de muitas crianças e jovens que, com as suas personagens e com tanta diversão, descobrem o prazer de ler!

E uma coisa é certa, com tanto sucesso junto dos mais pequenos, o Bando das Cavernas não corre o risco de extinção!


«Com esta coleção pretendo, acima de tudo, divertir e estimular a imaginação dos mais novos, transportá-los ao longo das páginas para um mundo de descobertas, onde tudo é possível. Onde todos os personagens, cada um com as suas diferenças, limitações, defeitos e virtudes, se tornam amigos nos quais se pode confiar e que acompanhamos em qualquer aventura"

NUNO CARAVELA






Fiquem agora com alguns destes mágicos momentos:


sexta-feira, 21 de outubro de 2016

2.ª EDIÇÃO DAS FEIRAS DO LIVRO INFANTIL_EB1 DA VÁRZEA E EB1 DE LOUREL_ 2016

Sempre com o objetivo de melhorar os hábitos de leitura dos nossos alunos e continuar a promover o livro, realizou-se de 10 a 12 de outubro na EB1 da Várzea e de 18 a 20 de outubro na EB1 D. Carlos I a 2.ª Edição da FEIRA DO LIVRO INFANTIL.
A exemplo do ano anterior as mesmas foram dinamizadas pela  + Cultura e o lucro obtido reverteu em livros para as escolas anfitriãs.


FEIRA DO LIVRO DA EB1 DA VÁRZEA:




FEIRA DO LIVRO DA EB1 DE LOUREL:

domingo, 2 de outubro de 2016

CONCURSO DE DESENHO DA BECRE "O MEU MUNDO"

O presente concurso insere-se no âmbito  das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares - que apresenta este ano como tema aglutinador – APRENDE A DESCODIFICAR O TEU MUNDO -, e destina-se aos alunos do 1.º e 2.º anos do 1.º Ciclo do Agrupamento D. Carlos I e decorre até ao dia 31 de outubro de 2016.

Os melhores trabalhos serão publicados no Blog da Biblioteca.

O 1.º lugar vencedor de cada ano de ensino recebe ainda um espetacular prémio surpresa e um diploma emitido pela Biblioteca Escolar. 

CONCURSO DE ESCRITA CRIATIVA DA BECRE "O CÓDIGO SECRETO"

Em todo o mundo, o mês de outubro é aproveitado para reforçar a visibilidade das Bibliotecas Escolares e a consciencialização acerca do seu valor nas aprendizagens. A International Association of School Librarianship (IASL) propôs, como anualmente faz, um tema aglutinador – APRENDE A DESCODIFICAR O TEU MUNDO –, sendo todo o mês de outubro amplamente celebrado pelas Bibliotecas Escolares. 

O presente concurso insere-se no âmbito destas comemorações e destina-se aos alunos do 2.º e 3.º ciclos e ao 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo do Agrupamento D. Carlos I e decorre até ao dia 31 de outubro de 2016. O texto a apresentar na Biblioteca Escolar terá de ser obrigatoriamente subordinado ao tema “ O CÓDIGO SECRETO”. O texto vencedor será publicado no Blog da Biblioteca e os três primeiros lugares do 1.º Ciclo, 2.º Ciclo e 3.º Ciclos, receberão ainda um diploma pela sua participação.

O/a vencedor/a de cada ciclo de ensino receberá um espetacular prémio surpresa!


CONCURSO DE IDEIAS DA RBE 2016

O concurso de ideias “Aprende a descodificar o teu mundo” é a iniciativa que a RBE lança este ano para assinalar o Mês das Bibliotecas Escolares 2016. 


A biblioteca escolar faz parte do nosso mundo e se olharmos para ela com atenção, se percebermos o seu funcionamento, se a descodificarmos, seremos capazes de ter ideias que ajudem a torná-la (ainda) melhor.


O desafio consiste em apresentar uma ideia inovadora, que se consubstancie na criação de um produto ou ideia de melhoria de um serviço, relacionado com uma das áreas de trabalho da biblioteca escolar.

Até 31 de outubro, os alunos são desafiados a pôr a sua criatividade em ação e a apresentar uma ideia. Cada agrupamento/ escola não agrupada pode candidatar-se a este concurso, com a proposta que considerar melhor, de acordo com o regulamento anexo. A ideia vencedora, bem como os seus autores, serão premiados. 

sábado, 1 de outubro de 2016

MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES 2016

"Aprende a descodificar o teu mundo" é o tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL) para o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE).

"Para 2016, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 24 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar em Portugal.

A Biblioteca Escolar D. Carlos I associa-se mais uma vez a esta iniciativa e tem já um cartaz recheado para todo o mês de Outubro. Fiquem atentos!