terça-feira, 25 de outubro de 2016

NUNO CARAVELA NA EB1 DE LOUREL

Nascido em Lisboa a 1 de agosto de 1968, NUNO CARAVELA frequentou o I.A.D.E e o AR.CO. Centro de Arte e Comunicação e iniciou a carreira de autor e ilustrador em 1992. Em paralelo exerceu funções de criativo durante seis anos em agências de publicidade, 

Durante sete anos foi autor e coordenador de edição do projeto «Escola Global - A Tradição na Sala de Aulas», destinado à recuperação de Contos Tradicionais Portugueses. Desde então tem desenvolvido inúmeros projetos na área da literatura infantil, em parceria com algumas das mais conceituadas editoras portuguesas. 

Mas foi para apresentar "O Bando das Cavernas", a sua coleção de maior sucesso, que Nuno Caravela visitou a EB1 de Lourel do Agrupamento D. Carlos I.

Num auditório transformado em cave pré-histórica e profusamente decorado com ossinhos pintados com as cores da imaginação dos alunos do 1.º Ciclo e do Jardim -de-Infância, NUNO CARAVELA apresentou personagens e as aventuras que, para a maior parte dos alunos presentes, dispensavam apresentações. Antecipando-se ao autor com verdadeira satisfação e euforia, os alunos descreviam com precisão as características e as ações do Tocha,  do Menir, do Kromeleque, do Tzick, do Sabre e da Ruby, a líder deste bando das cavernas que vive em permanente anacronismo histórico. 


Num enredo populado com personagens hilariantes tais como o porco-banquinho, o papa-formigas-aspirador e até o pinto-bull do avô Basalto, a confusão e as gargalhadas asseguram a nota dominante.

Em nome da Biblioteca Escolar D. Carlos I que assegurou o encontro, queremos agradecer a simpatia genuína que o autor põe nestes encontros com a pequenada bem como a sua contribuição para o desenvolvimento de bons hábitos de leitura junto de muitas crianças e jovens que, com as suas personagens e com tanta diversão, descobrem o prazer de ler!

E uma coisa é certa, com tanto sucesso junto dos mais pequenos, o Bando das Cavernas não corre o risco de extinção!


«Com esta coleção pretendo, acima de tudo, divertir e estimular a imaginação dos mais novos, transportá-los ao longo das páginas para um mundo de descobertas, onde tudo é possível. Onde todos os personagens, cada um com as suas diferenças, limitações, defeitos e virtudes, se tornam amigos nos quais se pode confiar e que acompanhamos em qualquer aventura"

NUNO CARAVELA






Fiquem agora com alguns destes mágicos momentos:


Sem comentários: