sexta-feira, 6 de maio de 2016

HORA DO CONTO: O TESOURO DE MANUEL PINA

A passada Hora do Conto que contou com todas as turmas do 1.º Ciclo da EB D. Carlos I (2.º A e 3.º A - 22 de abril -; 4.º A e 4.º B - 26 de abril -; 3.º e 4.º B- 29 de abril - e 1.º A, 2.º e 3.º A - 6 maio) teve como pano de fundo as comemorações do Dia da Liberdade.

O livro O Tesouro de Manuel António Pina foi o ponto de partida para um debate sobre a vida em Portugal antes deste dia e as causas que conduziram à ação militar dos dias 24 e 25 de Abril de 1974 que depôs o regime ditatorial do Estado Novo, vigente desde 1933, e iniciou um processo que viria a terminar com a implantação de um regime democrático e com a entrada em vigor da nova Constituição a 25 de Abril de 1976.


Após este debate os alunos tiveram ainda a oportunidade de realizar alguns jogos interativos sobre a revolução em que tiveram de descobrir palavras escondidas, completar o nome de militares de abril e construir puzzles com cartazes da revolução.

No final da atividade os alunos foram ainda convidados a fazer desenhos sobre o tema da liberdade e a descrever o que era para eles a liberdade e o que gostariam de fazer com ela.



A atividade culminou com a entoação da canção "Portugal Ressuscitado" de José Carlos Ary dos Santos.





 Se quiserem ler esta magnífica história de Manuel António Pina cliquem na imagem:


Sem comentários: