sexta-feira, 8 de maio de 2015

EXPOSIÇÃO DOS SMAS-SINTRA CONSCIENCIALIZAR | ALERTAR | SENSIBILIZAR

No âmbito da candidatura a um dos ateliers dos SMAS-SINTRA ganha pela BECRE D. Carlos I, a mesma foi ainda presenteada com uma exposição sobre a preservação da água intitulada "Consciencializar | Alertar | Sensibilizar" igualmente promovida pelos SMAS-SINTRA.


Esta exposição itinerante, patente entre 8 e 15 de maio na galeria Almada Negreiros da EB D. Carlos I, norteou-se por três ideais, ponto de partida para uma exposição dividida em três áreas distintas que possibilitam Consciencializar, acerca da água e da reciclagem; Alertar, através da personagem Margot, que nos dá a conhecer a sua quarta aventura em livro; e Sensibilizar, pelos alunos das turmas de artes de duas escolas do concelho de Sintra através dos seus trabalhos, que nos levam a refletir sobre a água, seu consumo e preservação.

FAÇAMOS TODOS UM MUNDO MELHOR PARA UMA VIDA COM VALOR!

quinta-feira, 7 de maio de 2015

PEDRO SOROMENHO, O ENCANTADOR DE MENINOS

No dia 7 de maio de 2015 a BECRE D. Carlos I recebeu a visita do escritor e ilustrador Pedro Soromenha. Nesta sessão estiveram presentes três turmas: 7.º E, 7.º C-PCA, e 9.º C-PCA. 



Para além da sua mestria na arte da ilustração, o autor surpreendeu com os seus dotes de contador de histórias.

Com voz doce e tom de seda, Pedro Soromenho embalou alunos e professores num sonho encantado povoado pelas personagens que criou e pelo seu mundo de fantasia.

Depois respondeu às perguntas que os alunos lhe dirigiram e descreveu um pouco da trajetória da sua vida, um percurso que o trouxe das longínquas paisagens da antiga Rodésia até à cidade de Braga, e lembrou o sonho de menino de ser "pinteiro"- como a mãe lhe chamava- e que o levou a abandonar o seu emprego de economista - onde usava gravatas que não eram feitas de borboletas...





Os alunos das turmas convidadas ofereceram-lhe um girassol em alusão ao seu primeiro livro "A Nascente de Tinta" e a turma do 7.º C-PCA quis ainda oferecer-lhe um caderno ilustrado pelos alunos da turma e um marcador com um desenho do rei D. Carlos I. 

Sobretudo Pedro Soromenho encantou com a sua simpatia e deixou um pedacinho de si em todos os desenhos personalizados que fez em cada uma das obras adquiridas. 

Em 2016 esperamos voltar a vê-lo. Será sempre bem recebido na D. Carlos I. 



segunda-feira, 4 de maio de 2015

ATELIER "COMO NASCE UM LIVRO" COM A ESCRITORA MARINA PALÁCIO

No dia 4 de maio de 2015, as turmas do 7.º A e G participaram no Atelier "Como nasce um livro", dinamizado pela escritora e ilustradora Marina Palácio. A atividade, da responsabilidade da Professora Cristina Calado e devidamente integrada no Plano Anual de Atividades do Agrupamento D. Carlos I, decorreu no âmbito da articulação pedagógica da Biblioteca Escolar com a disciplina de Português e a Educação para a Cidadania. 


A atividade cumpriu mais do que plenamente os seus objetivos, que eram os de reconhecer a importância dos livros na comunicação humana; compreender o processo criativo de um livro; e motivar para a leitura e para a escrita. 

Fiquem com alguns destes momentos tão especiais e apreciem a criatividade dos nossos aprendizes de ilustração.