quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Exposição e Concurso de efígies "A penny for the Guy!" na BECRE D. Carlos I

Na noite em que a Conspiração da Pólvora foi descoberta, 5 de Novembro de 1605, acenderam-se fogueiras para celebrar a segurança do Rei. Desde então, a noite desse dia passou a ser chamada de “Bonfire Night” ou Noite das Fogueiras.
O evento é comemorado todos os anos com fogo-de-artifício e com fogueiras onde é queimada a efígie do Guy Fawkes, o executante da Conspiração da Pólvora. As efígies são feitas com roupas velhas e enchidas com papel amassado de modo a que pareçam mesmo uma pessoa, neste caso, o Guy Fawkes.

VENCEDORES DA MELHOR EFÍGIE:

Francisco Santos, n.º 6, 6.º E
Gonçalo Rocha, n.º 8, 6.º E
Martim Nunes, n.º 14, 6.º E
Rodrigo Lopes, n.º 20, 6.º E



Estes “Guys” são depois queimados na fogueira. Antes do dia cinco de Novembro é costume as crianças andarem pelas ruas com o espantalho e pedirem “A penny for the Guy” ou seja, “Um tostãozinho para o Guy”. Com o dinheiro compram estalinhos e foguetes.

Deste modo, e novamente numa articulação entre o subdepartamento de Inglês e a Biblioteca Escolar, os alunos do segundo Ciclo foram convidados a dar vida a esta tradição participando num concurso de construção de efígies criativas e originais. 

Confiram aqui outros magníficos trabalhos: 

Sem comentários: