quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Apresentação do livro Sr. Empreendedorismo nas EB1 da Várzea e Eb1 de Lourel

A convite da BECRE D. Carlos I e sob orientação da Betweien, decorreram dia 21 de novembro de 2015 duas sessões de apresentação do livro O Sr. Empreendedorismo de Narciso Moreira com ilustrações de Ana Sofia Leite, a primeira na EB1 da Várzea e a segunda na EB1 de Lourel.




Depois de um pequeno jogo em que os alunos soletraram a difícil e comprida palavra EMPREENDEDORISMO, e de seguida a colaram no quadro juntando sílabas coloridas, chegou o momento de, através de uma história muito simples, compreender noções algo complexas como a ideia de competências – o que nos ajuda a fazer melhor as coisas; como ter iniciativa – limpar o quarto antes de os pais nos pedirem-; ou ter capacidade de liderança – ser quem decide as brincadeiras.
Ao longo de uma conversa simples entre o Sr. Empreendedorismo e Maria Menina, conceitos como resiliência, inovação, determinação, trabalho em equipa, gestão do risco, tornaram-se facilmente acessíveis para alunos do 3.º e 4.º anos.

E afinal o que é o Empreendedorismo?

Ser empreendedor não passa só por abrir uma empresa, é uma forma de estar na vida e de ser. Ser empreendedor é ser capaz de pensar e fazer acontecer! Aliás, como se diz no livro, quem pensa mas não concretiza as suas ideias é apenas um idiota.

Depois de debatidos estes novos conceitos os alunos tiveram ainda de seleccionar situações empreendedoras através de um jogo [Pensar_Agir_ Empreender] que está também disponível no site da Academia do Empreendedorismo e em que cada parte explora uma das competências trabalhadas.


Esta foi mais uma das actividades inseridas nas comemorações do Mês das Bibliotecas Escolares da BECRE D. Carlos I e que certamente em muito terá contribuído para o desenvolvimento das competências literácitas dos nossos alunos.

EB1 da Várzea:



EB1 de Lourel:

Sem comentários: