sexta-feira, 20 de março de 2015

EQUINÓCIO DA POESIA

O que é a poesia?

[...] a poesia, apesar de se fazer com PALAVRAS; está muito para além delas. É aquilo que essas palavras conseguem levar e depositar no nosso coração. E para que isso aconteça, não é preciso que sejam complicadas, frases elaboradas, rimas perfeitas. [...] É outra coisa. Que não se consegue nomear mas que se sente. [...]

E não há uma maneira única de escrever poesia. Há quem, através da poesia, conte uma história; há quem recorde um pequeno pormenor que lhe chamou a atenção; há quem evoque cenas familiares; há quem evoque cenas familiares; há quem escreva sobre um cheiro ou um olhar; há quem simplesmente, brinque com as palavras e os seus sons. [...]

Alice Vieira, O meu primeiro álbum de poesia

Haverá certamente múltiplas tentativas de tentar descortinar o mistério profundo que a poesia encerra, o porquê de a poesia continuar a exercer sobre os adultos e sobretudo sobre as crianças um efeito hipnotizante, deixá-los num estado encantatório. Como diz Alice Vieira, a poesia é outra coisa que vai muito para além das palavras, é algo que não se consegue nomear mas que se sente.


E foi para participar neste mistério que no dia 20 de março de 2015, alunos do 6.º C e 6.º G bem como outros alunos convidados vieram à BECRE recitar poesia favoritas, ou no caso de alguns alunos, dar voz aos seus próprios poemas. 

Destacamos ainda a participação de alguns Encarregados de Educação que acederam ao nosso convite de vir partilhar poemas e comemorar a 9.ª Edição da SEMANA DA LEITURA.






Destacamos ainda o magnífico poema criado pela aluna Inês Santos do 8.º F propositadamente para este evento:








Sem comentários: