terça-feira, 17 de março de 2015

Ler em 11 Línguas

No âmbito das comemorações da 9.ª Edição da Semana da Leitura e numa articulação entre a Biblioteca Escolar e o Departamento de Línguas, realizou-se no dia 17 de março de 2015, a atividade intitulada "Ler em várias Línguas".


Alunos do 3.º Ciclo leram em onze línguas diferentes e um grupo de alunas do 8.º D cantou mesmo em Zulu. A aluna Abigail Tavares viveu na África do Sul onde para além do Inglês aprendeu Afrikaans e um pouco de Zulu que trouxe agora até Sintra e até às suas colegas, que têm também revelado este espírito de abertura ao outro, à vontade de conhecer outras línguas e outras culturas. E este tipo de interação era exatamente o que pretendíamos com esta iniciativa!




A sessão teve também o intuito de sensibilizar os alunos para o plurilinguismo na Europa, cultivar a diversidade cultural e linguística e incentivar a aprendizagem de línguas estrangeiras, dentro e fora do contexto escolar. A União Europeia, de que Portugal faz parte, possui um imenso património linguístico: 23 línguas oficiais e mais de 60 línguas regionais ou minoritárias, além das línguas faladas pelas pessoas de outros países e continentes que vivem na Europa. 





De facto, nunca será demais comemorar a diversidade linguística e fomentar a aprendizagem das línguas, sobretudo porque as línguas são um dos fundamentos da construção europeia. De igual modo, numa sociedade tão globalizada como aquela em que vivemos, o domínio de línguas estrangeiras pressupõe mais possibilidades de encontrar um emprego e por conseguinte melhores condições de vida.

Para além da vertente pedagógica que a atividade encerrou - a consciência precoce da diversidade linguística -, a mesma procurou subliminarmente contribuir para a aceitação do outro e o desenvolvimento de sentimentos de tolerância entre povos e culturas em redor de um bem precioso que não conhece fronteiras geográficas ou linguísticas: a leitura!

A BECRE D. CARLOS I apresenta ainda os seus parabéns aos alunos participantes: 

Língua
Alunos / Turma

 Português

Tiago Martinho e Gonçalo Marcelino_7.º G
Rita Domingos –8.º E
Gonçalo Homem_8.º E
Sofia Batista_8.º E

Crioulo


Wesley Reis_6.º B

Mandarim


Lei Ji_8.º F

Alemão

Malte Horn_8.º F

Moldavo

Medina Globa_8.º B

Castelhano

Tiago Domingues_8º B
Noemi Henriques_8.º D


Árabe

Nayma Assanali_8º A


 Russo


Tiago Sobchenko Ferreira_8.º A

Zulu

Abigail Tavares_8.º D
Madalena Matos_8.º D
Madalena Abade_8.º D
Eduarda Rocha_8.º D






Francês

Mafalda Raio e Tomás Rodrigues_8.º B
Pedro Rodrigues e Alexandra Parracho_8.º C
Joana Silva e Madalena Matos_8.º D  
Tiago Martinho e Gonçalo Marcelino_7.º G


Lídia_7.º D
Margarida_7.º D
Rita Gaspar_7.º D
Manuel_7.º D
António_7.º D


Inês Lourenço_9.º D
Diogo Guerreiro_9.º D



Inglês

Rodrigo Peraboa_8.º D
Abigail Tavares_8.º D
Madalena Matos_8.º D
Fábio Tavares_8.º D
Pedro Farias_9.º E



Sem comentários: