quinta-feira, 19 de março de 2015

BECRE D. CARLOS I GANHOU CANDIDATURA A UM ATELIER SMAS

A Biblioteca Escolar D. Carlos I, com base nos projectos dedicados à proteção ambiental desenvolvidos na escola, candidatou-se a um atelier de sensibilização ambiental do SMAS-SINTRA no valor de 500,00€, tendo a mesma candidatura sido aprovada. 

A candidatura teve por base o Projeto "Ventos de Mudança", em marcha na EB D. Carlos I, e apoiou-se no facto de este atelier complementar os conteúdos sobre sustentabilidade trabalhados no 7.º e 8.º anos no âmbito da disciplina de Físico-Química, pretendendo-se com esta atividade apoiar o desenvolvimento do currículo.

Assim sendo, integrando as comemorações da SEMANA DA LEITURA 2015, os SMAS financiaram a vinda da Companhia Teatral Valdevinos à nossa escola no dia 19 de março de 2015, bem como irão disponibilizar à BECRE D. Carlos I em maio uma exposição itinerante intitulada “Consciencializar, Alertar e Sensibilizar”.



Para além da forte mensagem ambiental e da crítica social que encerra, este espetáculo provou a imortalidade do teatro de marionetas. Alunos habituados ao novo paradigma tecnológico e digital renderam-se à magia destas criaturas que ganham vida nas mãos dos artistas que as manipulam. O teatro de marionetas, que fez parte dos costumes de outras outras gerações, continua a ser atualmente um deslumbre inusitado para o olhar dos mais jovens. 

Pelos olhos brilhantes dos alunos de oito turmas do 2.º e 3.º Ciclos que assistiram às duas sessões deste espétaculo perpassou um vasto espetro de emoções que foi da alegria à comoção e ao deslumbramento.

Obrigada ao SMAS e à Companhia de Teatro Valdevinos por nos terem feito sonhar com um mundo melhor e mais sustentável! 







E já agora visitem a nova casa da família VALDEVINOS na CASA DA MARIONETA em JARDIM DA ANTA NO CACÉM, um lugar onde se pretende oferecer momentos de encontro com a cultura teatral, musical, literária, estabelecer laços com a comunidade, desenvolver com escolas e instituições, projetos que aperfeiçoem um melhor conhecimento em torno do teatro de marionetas.

E para desmistificar a ideia de que as marionetas são apenas para crianças, vejam um pouquinho do filme A dupla vida de Veronique de Kieslowski com a fantástica música de Zbigiew Preisner.



Sem comentários: