sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Halloween na BECRE D. Carlos I

Desde tempos ancestrais que se realizam diversos cultos de celebração da vida dos antepassados. O Halloween, uma exportação dos Estados Unidos que popularizaram a comemoração, é uma reminiscência de tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C. 

Originalmente, o Halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão"). 

No México, o Dia dos Mortos é uma celebração de origem indígena, que honra os defuntos no dia 2 de novembro. Começa no dia 1 de novembro e coincide com as tradições católicas do Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia de Todos os Santos.

Na Biblioteca Esolar D. Carlos I quisemos continuar a dar vida a esta tradição e celebrámos a festividade com muitas e aterradoras atividades. 

Os alunos do 7.º B, 8.º D e 8.º F participaram num "Chá com letras do outro mundo".

Os alunos do 8.º D escutaram a assombrosa história "Se tu me disseres vem", uma das doze histórias que compõem a obra Nada do Outro Mundo do espantoso Antonio Muñoz Molina.

Os alunos do 8.º F ouviram "Esta estranha lucidez", um dos contos retirado da obra Só Resta o Amor de Agustín Fernández Paz que em 2007 foi prémio Nacional de Literatura Juvenil.

Os alunos do 7.º B leram a história de Jack o'Lantern ou Jack da Lanterna quando o pobre Jack alumiava o caminho com uma vela dentro dum nabo algures nos caminhos sombrios da Irlanda por ter enganado o diabo.



As restantes turmas do 8.º e do 7.º ano foram convidadas a visionar O Estranho Mundo de Jack do visionário Tim Burton e a participar na rubrica "Li/ Vi e Aconselho". 



Ao longo de todo a semana - e no âmbito do Projeto Joga e Aprende na BE - os utilizadores da BECRE tiveram ainda a oportunidade de jogar Sudoku Monstros.





A equipa da BECRE agradece ainda aos alunos do 7.º G a confecção de horripilantes Marcadores de Livros para distribuir neste dia. 

Biblioconcursos do Mês de outubro de 2014

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Dia 27 de outubro - Dia das Bibliotecas escolares com José Fanha e Daniel Completo na D. Carlos I


Hoje, dia 27 de outubro, celebramos o Dia das Bibliotecas Escolares. Para esta ocasião tão especial contamos com a presença dos autores José Fanha e Daniel Completo que nos vão presentear com o seu espetáculo "Mão no Chão e Pé no Ar" baseado no livro com o mesmo título.


O espétaculo dirige-se a todos os alunos do Pré-Escolar, 1.º Ciclo e 5.º anos. No entanto, se quiserem adquirir este fantástico livro, podem dirigir-se à sessão de autógrafos que terá lugar no final das duas sessões da manhã.



 Poderão ainda dirigir-se à Biblioteca D. Carlos I até ao final do mês de outubro e adquirir um ou vários exemplares desta obra que é já um grande sucesso. 


Feliz Dia das Bibliotecas Escolares para todos e muitas e boas leituras, de preferência com música em pano de fundo!


JI e 1.º CICLO: 



5.º ANOS: 



domingo, 26 de outubro de 2014

Formação de Utilizadores _ 1.º Ciclo e JI

Decorreram na Biblioteca Escolar, de 17 a 21 de outubro de 2014, oito sessões de Formação de Utilizadores dirigidas a todas as sete turmas do 1.º Ciclo e às duas turmas do JI da EB D. Carlos I.

A partir da exploração do documento Guia do Utilizador, recentemente atualizadoos alunos ficaram a conhecer as várias zonas funcionais da Biblioteca Escolar bem como os serviços e recursos que a mesma disponibiliza.

Os alunos tiveram ainda a oportunidade de conhecer as regras de comportamento e de utilização da Biblioteca Escolar e, através da realização de um jogo de caça ao livro, conhecerem de forma simplificada a organização da Biblioteca por cores e números de acordo com as regras da CDU - Classificação Decimal Universal.

Todos os alunos foram ainda informados das atividades mensais dinamizadas pela Biblioteca Escolar dirigidas a estes ciclos de ensino, nomeadamente “A hora do conto”; “O Problema e Adivinha do Mês”; e finalmente a rubrica “O Escritor do Mês” que em outubro elegeu Luísa Ducla Soares. Inigualável ao nível da literatura infanto-juvenil, a autora conta com mais de quarenta anos ao serviço da escrita.

E claro que a vinda destes nossos pequenos leitores teria de ser brindada com uma sessão de leitura inaugural. Também, como para muitos se inicia um novo ciclo de ensino, a temática não poderia deixar de ser a entrada para a escola, fonte de ansiedade para muitos alunos.

Os alunos do 1.º e 2.º A e do 1.º A ouviram a história O meu primeiro dia de escola do grande António Mota. Uma narrativa deliciosa sobre a entrada para a escola vista pelo olhar de duas gerações. 



Aos alunos do 2.º e 4.º e do 2.º A foi lida de forma dramatizada a história dos premiados autores Tony Ross e Jeanne Willis: Odeio a escola! É sem dúvida uma história fantástica e divertida, cheia de peripécias e muita muita imaginação e que, segundo uma “professora primária devidamente identificada”, é “Um livro maravilhoso, que li de uma assentada!”… Assim, a narração de “era uma vez uma menina que não gostava de aprender, o seu nome era Ana Rita e queria ver a escola a arder…” divertiu a plateia e quem a contou!


Os alunos do 3.º A, 3.º B e 4.º A fizeram uma viagem no tempo e conheceram as principais etapas da história das bibliotecas.

A sala 1 do Pré-escolar ouviu também as peripécias da endiabrada Ana Rita. A Sala 2 visionou o filme de animação “A Menina que odiava livros” baseado na obra de Manjusha Pawagi, após o qual se debateu a mensagem veiculada pelo filme.


Os alunos do Jardim de Infância foram ainda brindados com um marcador de livros com muitas sugestões para Ler+ em Família e que esperamos que sirva também para marcar nas suas memórias o prazer da leitura, dando-se assim os primeiros passos conducentes à meta primordial de toda e qualquer biblioteca: a formação de leitores!


Aqui ficam alguns desses momentos: 


sábado, 25 de outubro de 2014

Concurso “Dá voz à letra” - termina já a 29 de outubro de 2014

Grava um vídeo com a duração máxima de 3 m a ler, em voz alta, um texto à tua escolha e habilita-te a ganhar os seguintes prémios: 


1.º Prémio: 


2.º e 3.º Prémios: iPADS 

“Dá voz à letra” é um concurso promovido pelo Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas que pretende incentivar nos jovens com idades entre os 13 e os 17 anos a prática da leitura em voz alta, desenvolvendo capacidades diversas das que são desenvolvidas pela leitura silenciosa.

Destinado a alunos que frequentem escolas públicas e privadas da Área Metropolitana de Lisboa, este concurso tem como objetivo levar os jovens a encontrar o prazer da leitura através de uma melhor apreensão do sentido dos textos, que a leitura em voz alta proporciona, fazendo descobrir bons leitores, leitores com gosto e entusiasmo pelos livros e pelas palavras, e juntando o aspeto lúdico que sempre se encontra num concurso.

Para concorrer, basta enviar um vídeo de, no máximo, três minutos de duração, para pglcp@gulbenkian.pt, onde o concorrente deverá estar a ler em voz alta um texto da sua escolha.

Os dez concorrentes finalistas serão os protagonistas de um espetáculo, encenado por um ator/encenador profissional, a ter lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, perante um júri de três especialistas, que selecionará os três melhores leitores e, de entre eles, o vencedor do concurso.


Prazo de entrega de candidaturas: 29 out 2014 Final: 7 fev 2015





quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Participa no concurso "O Hino da Minha Escola" e ganha um prémio magnífico!

A Biblioteca Escolar e os subdepartamentos de Português e Educação Musical juntaram-se neste mês tão especial – Mês das Bibliotecas Escolares – para lançar um novo desafio: promover a criação do Hino do Agrupamento D. carlos I. 

Toda a Comunidade Educativa – Alunos, Professores, Funcionários, Pais e Encarregados de Educação ficam convidados a concorrer, criando uma letra original relacionada com a escola e suas vivências. 

O concurso decorre até dia 15 de janeiro de 2015. O resultado do concurso será divulgado após a interrupção de Carnaval. 

Concorram e habilitem-se a um aliciante prémio no valor de 50,00€!!!

Consultem aqui o regulamento:
   

Joga e Aprende na BE! Inscreve-te já!

Com o intuito de apoiar áreas estruturantes da aprendizagem, a Biblioteca Escolar do Agrupamento D. Carlos I estabeleceu uma parceria com o subdepartamento de Matemática, tendo-se iniciado o Projeto Joga e Aprende na BE.


O projecto consiste na realização semanal - terças e quartas feiras - de jogos que potenciem o desenvolvimento do raciocínio lógico-abstrato e contribuam para o incremento do gosto pela matemática.

Aqui fica um testemunho das sessões inaugurais do Projeto: 





Como participar?

1 - Os alunos - ou a turma- inscrevem-se para os Jogos Semanais na BECRE junto das Assistentes Operacionais;

2- O Jogo, e as respetivas regras, estarão disponíveis pelo período de uma semana anterior à realização dos Jogos e os mesmos decorrerão sob a orientação da Equipa da BECRE / Monitores da BECRE;

3- Os alunos apurados semanalmente participarão nos Campeonatos Trimestrais  - de acordo com a calendarização a ser divulgada pela BECRE;

4- Aos alunos vencedores serão atribuídos prémios;

5- Calendarização dos Campeonatos Trimestrais:

1º Período- Jogo dos 4 em linha: 3 de dezembro 2014
2º Período- Jogo do Semáforo: 18 de março 2015
3º Período- Jogo do SuperTmatik: 27 de maio 2015


Jogos Semanais: 







quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Exposição "Pessoa e os seus Heterónimos"


No âmbito das atividades do Mês das Bibliotecas Escolares, esteve patente ao longo de todo o mês de outubro, na Galeria Almada Negreiros do Agrupamento de Escolas D. Carlos I, a exposição "Pessoas e seus heterónimos" da responsabilidade da Biblioteca Escolar. 

A acompanhar a exposição a BE / CRE disponibilizou ainda um livreto sobre o papel de Pessoa na Poesia Moderna Portuguesa . 

As turmas do 9.º B e 9.º G, acompanhadas pelas Professoras Joana Ramiro e Cristina Lopes, respetivamente, participaram numa sessão de leitura que teve como ponto de partida a fascinante e genial fragmentariedade Pessoana. 



Estas turmas, para além de terem ficado a conhecer melhor o contexto da Poesia Moderna Portuguesa tiveram ainda a oportunidade de ouvir uma história inventada pela Professora Bibliotecária que tinha por pano de fundo uma discussão entre os principais heterónimos Pessoanos nos corredores e salas da escola D. carlos I. 

Uma exposição a não perder! 


        Como Agustina Bessa Luís dizia, os mortos só da recordação dos vivos se alimentam, por isso venham conhecer Pessoa, ou relembrar Pessoa, recordar com saudosismo, ou outro “ismo” qualquer, o dia em que se festejava o dia de aniversário deste sobrevivente de si mesmo, o tempo em que o Poeta era feliz e ninguém estava morto! 

Formação de Utilizadores da BE para todos os 5.º anos


No âmbito das atividades do Mês das Bibliotecas escolares, decorreram na Biblioteca Escolar, de 7 a 9 de outubro de 2014, três sessões de Formação de Utilizadores dirigidas a todas as seis turmas do 5.º ano da EB D. Carlos I.

A partir da exploração do documento Guia do Utilizador, recentemente atualizado, os alunos ficaram a conhecer as várias zonas funcionais da Biblioteca Escolar bem como os serviços e recursos que a mesma disponibiliza.

Os alunos tiveram ainda a oportunidade de conhecer as regras de comportamento e de utilização da Biblioteca Escolar e, através da realização de um jogo de caça ao livro, conhecerem de forma simplificada a organização da Biblioteca por cores e números de acordo com as regras de CDU - Classificação Decimal Universal.

Para além da formação de utilizadores, os alunos do 5.º ano foram conduzidos numa viagem no tempo até aos primórdios das Bibliotecas na antiga Mesopotâmia, mais especificamente em Ninive, passando pela mítica biblioteca de Alexandria, e de volta às mais avançadas bibliotecas digitais da era contemporânea.








Todos os alunos foram ainda informados das atividades mensais dinamizadas pela Biblioteca Escolar dirigidas a este ciclos de ensino, nomeadamente “A caça ao Erro”; “O Problema do Mês”; " Quebra-Cabeças"; “O Escritor do Mês”, "Joga e Aprende na BE" para além das atividades periódicas tais como as exposições e os concursos de escrita criativa e tantos outros.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Viagem à lua - para comprar pastilha elástica - no Dia Mundial da Música!

      
Em guisa de enaltecimento daquela que é, por excelência e etimologia, a "arte das musas" e a convite da Biblioteca Municipal de Sintra, os alunos do 3.º B da EB D. Carlos I, acompanhados pela professora Bibliotecária Sandra Pratas e pelas professoras Marta Rodrigues e Ana Silva, deslocaram-se ao Museu de Artes de Sintra a fim de assistirem a uma interpretação livre da história “Até amanhã, Amigo Sol” retirada do livro de
A Menina-Girassol 
de Maria Almira Medina.




A autora Maria Almira Medina, madrinha da Casa das Cenas - Educação pela Arte, que no seu percurso de mais de 65 anos, como pedagoga-professora, escritora e artista plástica, faz dela uma ilustre figura da cultura nacional.

A história foi contada por Jozé Sabugo, criativo-contador de histórias e dinamizador e produtor cultural. Ao som de pequenos trechos musicais - de destacar a magnífica interpretação de Gonçalo Carmo, musico-instrumentista internacional que recorreu à flauta, à guitarra, ao tambor e até à gaita-de-foles - os alunos puderam acompanhar a viagem da Menina-Girassol e de um velho foguetão duma certa vez em que foram à lua comprar pastilha elástica.



      
No final desta história alucinante os alunos puderam ainda realizar uma visita guiada pelo maravilhoso espaço do M.U.S.A. e contemplar algumas das exposições de pintura e de fotografia.



O Dia Mundial da Música foi instituído em 1975 pelo International Music Council, organização fundada pela UNESCO, com o objectivo de levar música de todo o tipo a todo o tipo de pessoas, dentro dos ideais de paz e respeito fomentados pelo braço da ONU. Todos os anos, a 1 de Outubro, a festa acontece!

Mês das Bibliotecas Escolares: O nosso mapa de ideias!

Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2014

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Em todo o mundo, este período é aproveitado para reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e a consciencialização acerca do seu valor nas aprendizagens.

A International Association of School Librarianship (IASL) propôs, como anualmente acontece, um tema aglutinador — A tua biblioteca escolar: um mapa de ideias (tradução adotada pela RBE) — e um conjunto de projetos nos quais as bibliotecas podem participar: Skype Project, Bookmark Project  e What people are doing for ISLM 2014.
Para 2014, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabeleceu  27 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar
Sendo todo o mês de outubro amplamente celebrado pelas bibliotecas escolares, fica a conhecer aqui o nosso mapa de ideias para este mês tão especial: 


“Outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Em todo o mundo, este mês é aproveitado para reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e a consciencialização acerca do seu valor nas aprendizagens. Criar hábitos de leitura nas crianças e jovens é uma missão nobre e fundamental. As bibliotecas escolares, com as suas propostas e desafios criativos, dinâmicos e inovadores, operam verdadeiros milagres, num tempo em que a sociedade e os regimes políticos que nela se impõem abrem portas à iliteracia desacautelando a importância do livro e da leitura. Transformar crianças e jovens em leitores permanentes e motivados, é hoje em dia um desafio que requer cada vez mais um espírito inventivo dos professores e das bibliotecas escolares. Remando contra a corrente, tantas vezes. Para eles, a minha inteira solidariedade.

Alexandre Parafita