sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Halloween na BECRE D. Carlos I

Desde tempos ancestrais que se realizam diversos cultos de celebração da vida dos antepassados. O Halloween, uma exportação dos Estados Unidos que popularizaram a comemoração, é uma reminiscência de tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C. 

Originalmente, o Halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão"). 

No México, o Dia dos Mortos é uma celebração de origem indígena, que honra os defuntos no dia 2 de novembro. Começa no dia 1 de novembro e coincide com as tradições católicas do Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia de Todos os Santos.

Na Biblioteca Esolar D. Carlos I quisemos continuar a dar vida a esta tradição e celebrámos a festividade com muitas e aterradoras atividades. 

Os alunos do 7.º B, 8.º D e 8.º F participaram num "Chá com letras do outro mundo".

Os alunos do 8.º D escutaram a assombrosa história "Se tu me disseres vem", uma das doze histórias que compõem a obra Nada do Outro Mundo do espantoso Antonio Muñoz Molina.

Os alunos do 8.º F ouviram "Esta estranha lucidez", um dos contos retirado da obra Só Resta o Amor de Agustín Fernández Paz que em 2007 foi prémio Nacional de Literatura Juvenil.

Os alunos do 7.º B leram a história de Jack o'Lantern ou Jack da Lanterna quando o pobre Jack alumiava o caminho com uma vela dentro dum nabo algures nos caminhos sombrios da Irlanda por ter enganado o diabo.



As restantes turmas do 8.º e do 7.º ano foram convidadas a visionar O Estranho Mundo de Jack do visionário Tim Burton e a participar na rubrica "Li/ Vi e Aconselho". 



Ao longo de todo a semana - e no âmbito do Projeto Joga e Aprende na BE - os utilizadores da BECRE tiveram ainda a oportunidade de jogar Sudoku Monstros.





A equipa da BECRE agradece ainda aos alunos do 7.º G a confecção de horripilantes Marcadores de Livros para distribuir neste dia. 

Sem comentários: