quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Mês das Bibliotecas Escolares: O nosso mapa de ideias!

Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2014

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Em todo o mundo, este período é aproveitado para reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e a consciencialização acerca do seu valor nas aprendizagens.

A International Association of School Librarianship (IASL) propôs, como anualmente acontece, um tema aglutinador — A tua biblioteca escolar: um mapa de ideias (tradução adotada pela RBE) — e um conjunto de projetos nos quais as bibliotecas podem participar: Skype Project, Bookmark Project  e What people are doing for ISLM 2014.
Para 2014, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabeleceu  27 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar
Sendo todo o mês de outubro amplamente celebrado pelas bibliotecas escolares, fica a conhecer aqui o nosso mapa de ideias para este mês tão especial: 


“Outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Em todo o mundo, este mês é aproveitado para reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e a consciencialização acerca do seu valor nas aprendizagens. Criar hábitos de leitura nas crianças e jovens é uma missão nobre e fundamental. As bibliotecas escolares, com as suas propostas e desafios criativos, dinâmicos e inovadores, operam verdadeiros milagres, num tempo em que a sociedade e os regimes políticos que nela se impõem abrem portas à iliteracia desacautelando a importância do livro e da leitura. Transformar crianças e jovens em leitores permanentes e motivados, é hoje em dia um desafio que requer cada vez mais um espírito inventivo dos professores e das bibliotecas escolares. Remando contra a corrente, tantas vezes. Para eles, a minha inteira solidariedade.

Alexandre Parafita


Sem comentários: