domingo, 26 de outubro de 2014

Formação de Utilizadores _ 1.º Ciclo e JI

Decorreram na Biblioteca Escolar, de 17 a 21 de outubro de 2014, oito sessões de Formação de Utilizadores dirigidas a todas as sete turmas do 1.º Ciclo e às duas turmas do JI da EB D. Carlos I.

A partir da exploração do documento Guia do Utilizador, recentemente atualizadoos alunos ficaram a conhecer as várias zonas funcionais da Biblioteca Escolar bem como os serviços e recursos que a mesma disponibiliza.

Os alunos tiveram ainda a oportunidade de conhecer as regras de comportamento e de utilização da Biblioteca Escolar e, através da realização de um jogo de caça ao livro, conhecerem de forma simplificada a organização da Biblioteca por cores e números de acordo com as regras da CDU - Classificação Decimal Universal.

Todos os alunos foram ainda informados das atividades mensais dinamizadas pela Biblioteca Escolar dirigidas a estes ciclos de ensino, nomeadamente “A hora do conto”; “O Problema e Adivinha do Mês”; e finalmente a rubrica “O Escritor do Mês” que em outubro elegeu Luísa Ducla Soares. Inigualável ao nível da literatura infanto-juvenil, a autora conta com mais de quarenta anos ao serviço da escrita.

E claro que a vinda destes nossos pequenos leitores teria de ser brindada com uma sessão de leitura inaugural. Também, como para muitos se inicia um novo ciclo de ensino, a temática não poderia deixar de ser a entrada para a escola, fonte de ansiedade para muitos alunos.

Os alunos do 1.º e 2.º A e do 1.º A ouviram a história O meu primeiro dia de escola do grande António Mota. Uma narrativa deliciosa sobre a entrada para a escola vista pelo olhar de duas gerações. 



Aos alunos do 2.º e 4.º e do 2.º A foi lida de forma dramatizada a história dos premiados autores Tony Ross e Jeanne Willis: Odeio a escola! É sem dúvida uma história fantástica e divertida, cheia de peripécias e muita muita imaginação e que, segundo uma “professora primária devidamente identificada”, é “Um livro maravilhoso, que li de uma assentada!”… Assim, a narração de “era uma vez uma menina que não gostava de aprender, o seu nome era Ana Rita e queria ver a escola a arder…” divertiu a plateia e quem a contou!


Os alunos do 3.º A, 3.º B e 4.º A fizeram uma viagem no tempo e conheceram as principais etapas da história das bibliotecas.

A sala 1 do Pré-escolar ouviu também as peripécias da endiabrada Ana Rita. A Sala 2 visionou o filme de animação “A Menina que odiava livros” baseado na obra de Manjusha Pawagi, após o qual se debateu a mensagem veiculada pelo filme.


Os alunos do Jardim de Infância foram ainda brindados com um marcador de livros com muitas sugestões para Ler+ em Família e que esperamos que sirva também para marcar nas suas memórias o prazer da leitura, dando-se assim os primeiros passos conducentes à meta primordial de toda e qualquer biblioteca: a formação de leitores!


Aqui ficam alguns desses momentos: 


Sem comentários: