quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Viagem à lua - para comprar pastilha elástica - no Dia Mundial da Música!

      
Em guisa de enaltecimento daquela que é, por excelência e etimologia, a "arte das musas" e a convite da Biblioteca Municipal de Sintra, os alunos do 3.º B da EB D. Carlos I, acompanhados pela professora Bibliotecária Sandra Pratas e pelas professoras Marta Rodrigues e Ana Silva, deslocaram-se ao Museu de Artes de Sintra a fim de assistirem a uma interpretação livre da história “Até amanhã, Amigo Sol” retirada do livro de
A Menina-Girassol 
de Maria Almira Medina.




A autora Maria Almira Medina, madrinha da Casa das Cenas - Educação pela Arte, que no seu percurso de mais de 65 anos, como pedagoga-professora, escritora e artista plástica, faz dela uma ilustre figura da cultura nacional.

A história foi contada por Jozé Sabugo, criativo-contador de histórias e dinamizador e produtor cultural. Ao som de pequenos trechos musicais - de destacar a magnífica interpretação de Gonçalo Carmo, musico-instrumentista internacional que recorreu à flauta, à guitarra, ao tambor e até à gaita-de-foles - os alunos puderam acompanhar a viagem da Menina-Girassol e de um velho foguetão duma certa vez em que foram à lua comprar pastilha elástica.



      
No final desta história alucinante os alunos puderam ainda realizar uma visita guiada pelo maravilhoso espaço do M.U.S.A. e contemplar algumas das exposições de pintura e de fotografia.



O Dia Mundial da Música foi instituído em 1975 pelo International Music Council, organização fundada pela UNESCO, com o objectivo de levar música de todo o tipo a todo o tipo de pessoas, dentro dos ideais de paz e respeito fomentados pelo braço da ONU. Todos os anos, a 1 de Outubro, a festa acontece!

Sem comentários: