quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Uma história bem contada ... na Biblioteca!

Decorreu no dia 11 de Setembro a apresentação da Biblioteca Escolar do Agrupamento D. Carlos I aos alunos do 5.º ano. Esta primeira visita integrou-se num périplo organizado especialmente para que estes novos alunos tomassem conhecimento das instalações e serviços fornecidos pela escola. Em cada uma das estações os alunos foram convidados a participar numa pequena atividade lúdico-didática. Assim, a Biblioteca escolar foi a paragem obrigatória para estes alunos que chegaram acompanhados pelos seus professores do 4.º ano, pelos seus "Padrinhos" e pelos Professores que agora os vão conduzir numa nova etapa do seu percurso académico.

Os alunos foram recebidos com um desafio: descobrir qual a profissão da Professora Bibliotecária através da audição de um poema de José Jorge Letria e que rezava assim: Vivo cercado de livros/sem ter melhor companhia/ pois aquilo que os habita/ é o que me dá alegria. Outros versos cantavam: Nas prateleiras eu guardo/ o romance e a poesia/ do amor que tenho aos livros/ faço o pão de cada dia.

Depois de facilmente responderem ao desafio, os alunos escutaram com muita atenção “Uma história bem contada” retirada da obra Uma Palmada na Testa de Maria Alberta MENÉRES. Esta pequena história faz ainda prova de que as boas histórias, quando contadas com habilidade, nem precisam de ser muito complicadas.
E a julgar pelas sonoras gargalhadas, e pela cara de espanto no final da mesma, foi mesmo uma história bem contada!



Sem comentários: