sábado, 27 de setembro de 2014

Palavras de que eu gosto!

Pedro Farias, aluno do 9.º ano, tem alma de linguista e conhece bem a história das civilizações orientais. Vejam aqui a sua opinião sobre a importância da aprendizagem de uma língua estrangeira. 

A importância das Línguas Estrangeiras

A capacidade de criação e uso de dialetos é algo único da raça humana e este pequeno texto terá como objetivo demonstrar o que está escrito no título.
Eu penso que aprendizagem de línguas é algo importante pois nestes dias quem sabe se teremos de ir para o estrangeiro.
O inglês é especialmente importante pois é uma linguagem universal. De todas as línguas que vou falar e referir, esta é OBRIGATÓRIA porque sem Inglês temo dizer-vos que veem comprometido o vosso futuro. Na minha turma só seis pessoas, incluindo eu, em vinte e oito, é que já conseguem falar Inglês fluentemente, e isto ao fim de sete anos de aprendizagem, enquanto os que falam fluentemente já o conseguiam no quarto ano de aprendizagem (aprendizagem da língua, não o ano de escolaridade).
O Francês é uma língua que na minha opinião é de semi importância, mas não nego a sua aprendizagem e o mesmo se passa com o Alemão. Destas línguas, pelo menos têm de pelo menos saber Inglês.


Sendo uma pessoa que gosta de línguas, sei palavras e frases de muitas mais em Grego - antigo e moderno-, Arménio, Russo; Magiar (Húngaro), Babilónio, Púnico, Hebreu e Persa antigo; e sei também escrever com o alfabeto grego.
Vou agora mostrar palavras de várias línguas:

Húngaro/magiar: “Magyarorzag” – Hungria
Púnico/Cartaginês: “Poeni” – Cidadão
Babilónio: “Bakhab” – Rei/Imperador
                   “Qurbute” – Carruagem
                   “Pethal” – Cavalo
Arménio: “Հայաստան”/”Hayastan” – Arménia
               “հսկա”/Haig – Gigante
Persa antigo/Parse: Sparabara – Portador de escudo
                               Anuysia – companheiro
Grego: “σωματοφύλακας”/Somatophylakes – guarda-costas
            “Κατάφρακτος”/Kataphractos – Catafractário/completamente blindado

Sem comentários: