segunda-feira, 26 de novembro de 2012

FEIRA DO LIVRO DE NATAL

Começou hoje, na biblioteca da escola-sede, a Feira do Livro de Natal. Convidamos todos os alunos, professores e pais a visitarem a feira. Em tempo de crise, os preços estão bem simpáticos este ano!


Este ano, teremos o privilégio de receber a visita de António Torrado na próxima 2.ª feira, dia 3, em plena feira. Dadas as restrições de espaço, só poderão assistir ao evento os alunos envolvidos na atividade. Mas haverá sempre espaço para autógrafos para os interessados (a partir das 12:00h).

Estamos a contar também com a presença do nosso ex-colega Basílio que acabou de se estrear no campo editorial com "Um Naco da escola Pública" - um livro de memórias sobre a nossa escola. A data e a hora serão afixadas oportunamente.

Contamos com a vossa visita!

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Ana Maria Magalhães visitou a D. Carlos I

Foi no edifício do 1.º ciclo que a escritora Ana Maria Magalhães foi recebida pelos alunos e respetivos professores com apresentações cheias de cor e empenho, desde desenhos, poemas, dramatizações, leituras e puzzles. As crianças tiveram um comportamento exemplar e a escritora não escondeu a sua emoção pelo trabalho realizado pelos professores com as suas obras.
Na hora do chá, professores e escritora partilharam de forma familiar os biscoitinhos feitos pela professora Dulce e a marmelada da avó Dália, entre risos e conversas bem dispostas, bem a propósito desta visita tão gentilmente proporcionada pelo Pedro Casais, delegado comercial da Leya Editores.







terça-feira, 13 de novembro de 2012

Filme do mês de novembro/dezembro

             "A INVENÇÃO DE HUGO"

Participa no passatempo "Comentário ao filme do mês de novembro/dezembro" escrevendo um texto sobre a mensagem do filme (máximo de 20 linhas).
O melhor texto será publicado neste blog.


  

Vencedora do passatempo "filme do mês de outubro"

Chama-se Sílvia Batista, é do 5.ºB e resumiu assim o filme AVATAR:

“Um militar da tropa morre e vai para lá o seu irmão gémeo.

Depois dele conhecer as máquinas para dominar ao Avatares, eles querem matá-los mas para isso precisam da confiança deles. Com a ciência transportam o espírito humano para o rosto avatar.

A seguir quando vão para esse planeta encontram animais avatar e o novo militar foge e depois encontra a princesa Avatar e vai ao sítio dos reis e decidem que a princesa é que o ensina as suas modalidades.

Depois de fazer tudo isso avançam com a guerra.

Durante o fim da guerra à uma discussão que mata os espíritos no corpo humano. A seguir esses espíritos ficam para sempre no corpo Avatar. A princesa depois acasala com o militar que passa a ser avatar.”

MENSAGEM DO FILME:

O filme passa a questão do ser humano destruir o seu planeta e procurar novas terras, novas formas de sustentação e proliferação da sua espécie, como o reproduzido na Terra fá-lo pela dominação, pela força, pela imposição e pela invasão. Guerra do poder, pelo poder e passando por cima dos valores de outras civilização locais... é um pouco da reflexão do que nós somos, como humanidade, como as nações mais ricas ainda se acham superiores.

Também passa, indiretamente, a mensagem de que os humanos precisam de cuidar do seu planeta, poder-se-á fazer uma analogia com a chegada dos europeus à América e a África, quando encontraram os nativos, puros e em comunhão com a natureza. Sem se importar com eles, só interessava extrair as riquezas naturais, sem a preocupação de se para tal precisariam matar ou não.

E um filme que tem tudo a ver com o momento atual da Terra.