domingo, 28 de outubro de 2012

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

Já está em curso o CONCURSO NACIONAL DE LEITURA.

Os alunos interessados devem comunicar o seu interesse aos professores de Português ou à professora bibliotecária e preencher a ficha de inscrição disponível na biblioteca até dia 14 de dezembro.

OBRAS PARA LEITURA:

O diário de Anne Frank
O meu pé de Laranja-lima, de José Mauro de Vasconcelos

FASES DO CNL:

1ª Fase - Provas internas (nas escolas) 

Data da prova escrita: 7 de janeiro (2.ª f.)
Data da prova oral: 9 de janeiro (4.ª f.)

3º Ciclo - 3 finalistas
Inscrição  e preenchimento de formulário até à data limite da 1ª fase - 11.01.2013

2ª Fase -  Provas distritais (Bibliotecas Municipais - DGLB)

3º Ciclo - 1 finalista
2º Período Final de Abril de 2013

3ª Fase - Final Nacional 

[local e data a fixar - final de Maio de 2013]
[modelo de prova a determinar]

Aconselha-se a leitura do

Regulamento do Concurso Nacional de Leitura

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Dia da Biblioteca Escolar

Iniciou-se hoje, dia das Bibliotecas Escolares, o programa da biblioteca "A Hora do Conto vai às escolinhas do agrupamento" com a dinamização da história "O Esquilo Cinzento" (Verbo infantil) para as crianças do pré-escolar da EBI D. Carlos I, pela professora bibliotecária e a educadora Antónia Durão. A sala do conto da biblioteca ficou mesmo outonal com o cenário elaborado pelo professor Heitor e os seus alunos artistas; em redor, folhas de castanheiro, abóboras e frutos secos compunham o quadro, onde nem faltou o assador para as castanhas. História contada e explorada, as crianças puderam realizar um jogo sensorial para adivinharem ao toque qual o fruto de outono que estava escondido nos saquinhos feitos pela avó Dália. Depois, foi uma alegria poder esbracejar dentro da caixa cheia de "neve" de esferovite para encontrar esquilos, coelhos, castanhas, avelãs, romãs, cogumelos...A floresta de outono encheu-se dos risos das crianças e a leitura ganhou decerto novos adeptos...
A Hora do Conto está, agora, de malas feitas para o JI da Várzea, já no próximo dia 25; segue-se, na semana seguinte, o do Ral, do Morelinho e de Lourel. A seguir, vai visitar o 1.º ciclo a Lourel e...


quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Encontro com Teresa Lopes Vieira na BMS

Foi um sucesso o encontro dos alunos do 9.ºB e C com a escritora de Gato Persa Social Club. Depois da apresentação do substrato de produção dos seus dois livros publicados, Teresa foi "bombardeada" de forma espontânea por perguntas extremamente pertinentes e bem estruturadas. O diálogo entre os alunos e a escritora foi tão entusiasmante que, no final, no momento dos autógrafos, ninguém conseguia arredar pé da sala polivalente da BMS. Em jeito de agradecimento, a aluna Jena do 9.ºC declamou o poema de Gilberto Gil - Falar com Deus - preparado  com a ajuda do professor de Expressão Dramática, José Heitor.

A BE/CRE  D. Carlos congratula-se pelo excelente desempenho e atitude dos seus alunos e agradece às docentes que os acompanharam nesta visita (Regina Lambiza, Doroteia Luís e Ana Rolim).

A BE/CRE agradece especialmente também o generoso convite feito pela Biblioteca Municipal para este encontro com a escritora Teresa Lopes Vieira.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Formação de utilizadores

Já se iniciaram as sessões de formação de utilizadores na BE/CRE, este ano dirigidas a todos os anos de escolaridade, focalizando-se em duas temáticas consoante os anos de escolaridade:
5.º ano - descobrir o espaço e as regras da BE/CRE
6.º -9.º ano - guerra ao plágio: como pesquisar em livros e na internet.

A BE/CRE disponibiliza no seu blogue guiões sobre como fazer um ppt ou um trabalho escrito e em novembro vai iniciar as sessões práticas do projeto "Bom uso da informação" para os alunos do 5.º ano focalizadas no trabalho de pesquisa.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Sugestões de leitura no mês das bibliotecas escolares

Neste mês dedicado às bibliotecas escolares, a BE/CRE disponibiliza aos seus utilizadores uma seleção de títulos alusivos ao tema da leitura no seu expositor de destaques e desafia-os para a leitura de Anibaleitor, de Rui Zink, propondo aos seus leitores a descoberta da rede de intertextualidade que o livro apresenta.
 QUEM PROCURA O ANIBAL LEITOR?

QUEM O ENCONTRA?

O QUE LHE ACONTECE?

DEPOIS DE LERES O LIVRO, ENTREGA AS TUAS RESPOSTAS NA BIBLIOTECA!

O Anibal leitor é um bicho bedonho que tem cobo brincipal qualidade o bício de ler…Lê buito, só o bício de ler subera o abetite do Anibal Leitor. (…)
O Anibal Leitor é um anibal buito grande e bor isso de grande alibento. Tem quadro bãos no lugar de quadro batas. É cabaz de deborar uma banada de bois e, embora não sejamos o seu brado faborito, o Anibal Leitor não desdenha de carne hubana…Receio besbo que a binha bez esdeja a chegar.
“Parece português, mas é um bocado esquisito. Talvez por ser escrita antiga…”
“ Antiga, uma ova. A única coisa que acontece é: o homem que escreveu isto…estaba consdibado!”

Rui Zink (2010: 33-34)