segunda-feira, 30 de abril de 2012

Roman d'amour d'une patate

Luísa Cabrita, professora bibliotecária do Agrupamento de Escolas Dr. Rui Grácio, Montelavar, trouxe até aos alunos do 8.ºE da professora Anabela Rosado o "Roman d'amour d'une patate" Gripari, uma história contada na íntegra em francês a que se seguiu um pequeno exercício de verificação da compreensão. No final, ficou o desejo de repetir, tanto da parte dos alunos como das docentes, pois a inusitada hora do conto em língua estrangeira revelou-se extremamente motivadora e profícua em termos do desenvolvimento da competência da oralidade dos alunos.
Click to play this Smilebox photo album
Create your own photo album - Powered by Smilebox
Customize a photo album

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Semana da Poesia

Ao longo da semana de 23 a 27 de abril foram várias as atividades desenvolvidas pelos docentes de línguas com os seus alunos no âmbito da poesia. Do ginásio à biblioteca, dos átrios e recreios às salas de aula houve muita animação, ainda que, por vezes, passasse despercebida aos mais distraídos. Talvez por essa mesma razão tenham sido poucos os pais que puderam partilhar com os seus filhos este momento de beleza poética. Fica o apontamento fotográfico de alguns momentos:
Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
This free picture slideshow generated with Smilebox

Crianças do pré-escolar ilustram macacos

Foi no dia 24 que, no âmbito de uma atividade organizada pelo núcleo de estágio de Educação Física, as crianças do pré-escolar de todo o agrupamento se deslocaram até à escola-sede para participarem num conjunto de jogos tradicionais. Depois do lanche ouviram a velha história do Macaco do Rabo Cortado, contada pela educadora Antónia Durão e a professora bibliotecária, e ilustraram macacos com lã e lápis de cor, no espaço da biblioteca.Ficaram tão fofinhos os macacos! Irão estar em exposição até junho, na sala do conto.
Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Free slideshow design created with Smilebox

Dia do Livro abre a Semana da Poesia na escola-sede

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor abriu a Semana da Poesia na escola-sede. Depois da paragem para ler, que decorreu até às 9:45h, foram várias as iniciativas no âmbito da poesia. Os alunos do 8.º ano juntaram-se à tarde no ginásio e partilharam poemas demonstrando o quanto a expressão dramática é importante na declamação. Eis algumas fotos:
Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
This slideshow personalized with Smilebox

quinta-feira, 26 de abril de 2012

A paragem para a leitura no resto do agrupamento

Também as outras escolinhas do agrupamento (jardins de infância e EB1 do Ral, Várzea, Lourel e Morelinho) aderiram a esta iniciativa de forma expressiva. Na B1/JI de Lourel, por exemplo, a atividade de leitura foi feita em articulação com o pré-escolar e todos os alunos puderam assistir. A história chama-se " A princesa e o garfo" do livro intitulado Histórias para meninos"Não quero". Eis as fotos que nos chegaram:
Click to play this Smilebox collage
Create your own collage - Powered by Smilebox
Free photo collage created with Smilebox

D. Carlos parou para ler

Entre as 9:00 e as 9:45 93% da escola-sede do agrupamento parou para ler, entre alunos, professores, assitentes técnicos e operacionais. Do livro impresso ao digital, da leitura autónoma à leitura de grupo, foi um momento de abstração face à rotina curricular. As fotos falam por si! No final todos foram brindados com um marcador concebido em origami pela professora Idália Pesquita! A biblioteca agradece a todos os que aderiram a mais uma iniciativa em prol da leitura, desta vez com eco em todo o concelho de Sintra!
Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
This free photo slideshow made with Smilebox

domingo, 22 de abril de 2012

D. Carlos para para ler / Sintra para para ler

É já amanhã que o A.E. D. Carlos parará para ler, à semelhança do que acontecerá um pouco por todas as escolas do concelho, entre as 9:00 e as 9:45, entre cerca de 15 a 45 minutos, dependendo da atividade de leitura a desenvolver com os alunos, no Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

Visita ao Arquivo Municipal pelo 8.ºC e 8.ºD

Foi na passada quinta-feira que as turmas C e D se deslocaram ao Arquivo Municipal no Palácio Valenças para visitarem a exposição "sintra, o encantado Monte da Lua" e assim conhecerem um pouco sobre a História da Vila que foi palco de muitas das decisões e acontecimentos que marcaram a História do país e, sobretudo, perceberem quantos escritores e poetas se sentiram inspirados pelos mistérios e beleza da região. No final, uma surpresa: um certificado para cada turma.
Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Customize a free slideshow