sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

BOAS FESTAS

A biblioteca deseja a toda a comunidade escolar um Natal cheio de histórias em família e um ano de 2012 repleto de sonhos.

E porque esta quadra não tem razão de ser sem os valores que a alimentam, sugerimos que vejam o vídeo (com a música inconfundível de Enya) que apresentamos e que nos foi enviado pela aluna Cláudia do 8.ºC.

Obrigada Cláudia por esta história de amizade.

Boas Festas!

Festa de Natal dos pequeninos na EBI D. Carlos I

Foi assim a festinha dos mais pequenos na EBI D. Carlos I: a um presépio animado e historiado pelos meninos e meninas da sala 1, seguiu-se uma adaptação de O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner, pela educadora Alexandra, da sala 2. Pais e avós ficaram derretidos a ver o quão bem atuaram as crianças.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Sessões Bom Uso da Informação

Em jeito de balanço das sessões do projeto "Bom Uso da Informação", neste 1.º período, as dinamizadoras constataram que 100% dos alunos que já as concretizaram, avaliaram positivamente o benefício da formação recebida em tremos do apoio ao trabalho escolar. O mesmo foi atestado pelos docentes acompanhantes, os quais referem as vantagens da uniformização de critérios na avaliação de trabalhos de pesquisa com especial enfoque na originalidade do texto e na indicação bibliográfica.
Para continuar, reforçando e ampliando...

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O mito das Estações na EB1 de Lourel

O trabalho do ateliê de ilustração e escrita criativa não se fica pelas sessões na biblioteca; estendendo-se às sala de aula,a casa, à rua. Ele pretende ser estímulo para a recolha de ideias, para a escrita de pequenos textos ou realização de pequenos rabiscos diários pelos alunos, de forma autónoma e desbloqueada. Fazer com que as crianças percam o medo de criar, ajudá-las a encontrar ideias e a ultrapassar bloqueios perante a folha branca, estimular a sua iniciativa e ocupação do tempo com a escrita, o desenho e a leitura são as metas mais ambiciosas deste projeto que conta com a adesão dos docentes e encarregados de educação e que, pouco a pouco, vai contagiando a comunidade escolar.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Ateliê As Estações

Foi no dia 6 que se retomaram as sessões do clube de ilustração e escrita criativa na biblioteca. Desta vez, contámos com a visita do 2.º e do 4.º ano de Lourel das professoras Filipa e Graça. De novo, os alunos vibraram com a possibilidade de escreverem e decorarem com os materiais disponiblizados nas quatro estações; de novo, Vivaldi animou a inspiração e O Mito de Deméter e Perséfone (Chiara Lossani) transportou os alunos ao mundo mágico da leitura. Uma palavra de agradecimento também para os convidados da Divisão de educação da CMS e da Biblioteca Municipal que assitiram e aplaudiram a dinâmica criada.
Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
This digital slideshow customized with Smilebox