domingo, 17 de julho de 2011

Auto-formação D. Carlos I na BECRE

A biblioteca teve a oportunidade de refletir sobre a sua missão nas aprendizagens dos alunos no século XXI, com Isabel Mendinhos, coordenadora concelhia da Rede de Bibliotecas Escolares. 20 professores e três assistentes operacionais trocaram ideias e partilharam interrogações sobre as novas formas de ensino/aprendizagem a partir do filme que a oradora apresentou. Foi uma experiência muito enriquecedora a encerrar o ano letivo!
Aqui fica o link para o filme visionado e as fotos do encontro.
http://www.youtube.com/watch?v=HMutf5xrbC0

Click to play this Smilebox collage
Create your own collage - Powered by Smilebox
Personalize a free photo collage

quinta-feira, 7 de julho de 2011

A biblioteca agradece a todos! Boas férias!

É tempo de descansar, depois de mais um ano letivo tão exigente.
A biblioteca agradece:
- aos alunos utilizadores - sem eles a biblioteca não tinha razão de ser!
- Aos elementos da equipa BE e seus colaboradores;
- ao projeto Conto vai, conto vem...;
- aos dinamizadores das sessões de literacia da informação e segurança na internet,
- aos docentes que tão empenhadamente desenvolveram atividades em articulação com a biblioteca (em especial o pré-escolar, o 1.º ciclo e o clube de ilustração, mas também as Catherinettes, os Esquecidos, os BD-desenhistas, as fontes, os artistas;o elenco da Boneca Palmira, os missionários do PNL na escola-sede, os docentes que descobriram que há um contador dentro de si e as docentes e alunos do curso AFAC);
- às assistentes operacionais da biblioteca, que tanta disponibilidade e esforço tiveram de arranjar, e sempre com um sorriso, para responder ao corropio de utilizadores do centro de recursos;
- aos assistentes operacionais (um grande bem-haja ao Sr. Marques!)e assistentes técnicas da escola pela simpatia e amabilidade demonstradas na relação com a biblioteca;e
- aos pais e encarregados de educação pela confiança que depositam em nós enquanto coadjuvantes das aprendizagens dos seus educandos.

A biblioteca agradece ainda a todos os que colaboraram no processo de avaliação da mesma, nomeadamente os docentes e alunos que responderam aos questionários.

Um agradecimento particular à direção do agrupamento pela confiança e apoio prestado às atividades da biblioteca.

Boas férias e um merecido descanso!

A Professora Bibliotecária

Leituras para as férias dos alunos do 2.º ciclo


Eis as sugestões de leitura e a mensagem de férias que a professora Sandra Ginjeira gentilmente autorizou a biblioteca a publicar no seu espaço virtual. Fazemos nossas as suas palavras:

As férias de Verão chegaram! Vais de certeza aproveitar para brincar, estar com os amigos e com a família. É muito importante que o faças e que desfrutes do ar livre na praia, no campo, na piscina ou simplesmente no parque. Quando regressares em Setembro vais estar cheio de força para recomeçar mais um ano lectivo.
Queremos que nestas férias dediques um pouco do teu tempo à leitura. Lembra-te do que falamos nas aulas relativamente à leitura e aos livros. Ler é essencial. Ler ajuda a crescer. Tal como as pessoas, os livros podem ser intrigantes, melancólicos, assustadores, e por vezes, complicados. Os livros partilham sentimentos, pensamentos e interesses. Os livros levam-nos a outras épocas, outros lugares e outras culturas. Os livros ajudam-nos a sonhar e fazem-nos pensar. No final de cada livro ficamos enriquecidos com novas experiências, novas ideias, novas pessoas, ficamos a conhecer melhor o mundo. Aqui ficam algumas sugestões para o 5.º ano:
 Luís Sepúlveda; História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar; Porto Editora. Este livro vai ser trabalhado nas aulas de L. Portuguesa no próximo ano lectivo.
 Maria Alberta Menéres; Ulisses; Edições Asa. Este livro vai ser trabalhado nas aulas de L. Portuguesa no próximo ano lectivo.
 Ana Maria Magalhães, Isabel Alçada; O Ano da Peste Negra; Editorial Caminho. Este livro vai ser trabalhado nas aulas de HGP no próximo ano lectivo.

E para o 6.º ano clica sobre a imagem ao lado para saberes as sugestões:


Boas leituras e boas férias! Sandra Ginjeira


A biblioteca agradece a disponibilidade e sentido de partilha da professora Sandra.