sexta-feira, 24 de junho de 2011

Pedro Apolinário na Hora do Conto

Pela segunda vez, a Hora do Conto teve o privilégio de poder contar com a boa disposição e criatividade do Pedro Apolinário na dinamização de uma história para as crianças do pré-escolar e 1.º B da escola-sede. Desta vez, o Pedro levou as crianças a descobrir que o maior tesouro que podemos encontrar é aquio de que mais gostamos, através do livro "A Baía do Tesouro", de Rui Sousa. O Pedro contou com a ajuda técnica do seu colega Emanuel para a apresentação em powerpoint.
O Pedro soube notavelmente distinguir os públicos quer na apresentação e exploração da história quer na proposta final de trabalho que trouxe para as crianças: enterrar o tesouro numa ilha que depois de colorida ficu exposta na biblioteca.

A biblioteca desafiou o Pedro a continuar este trabalho no próximo ano letivo, de forma mais continuada, e, eventualmente, envolver outros colegas na dinamização da Hora do Conto da biblioteca, dirigida a um público mais alargado. O Pedro aceitou e até já tem umas ideias viradas para o teatro... Procura-se, pois, um elenco...de outros Pedro: autónomos, com espírito de iniciativa, comunicativos, criativos e simpáticos!

Click to play this Smilebox scrapbook
Create your own scrapbook - Powered by Smilebox
Digital scrapbooking design made with Smilebox

terça-feira, 21 de junho de 2011

JI e 1.º ano encontram-se com dois mergulhadores

Foi no âmbito da história "A Coragem de Tição", de Luís Represas, contada na Hora do Conto, que as crianças do JI e do 1.º ano da escola-sede se encontraram, hoje, com dois mergulhadores. Depois de uma breve e simples explicação técnica do material necessário à prática do mergulho, as crianças quiseram saber o que se deve fazer quando se fica sem ar no fundo e se os convidados já tinham visto baleias, tubarões, cavalos marinhos, barracudas, mantas e muitos outros animais marinhos. Alguns desses animais puderam vê-los num pequeno filme realizado pelo próprios convidados nos Açores e nas Berlengas. As crianças ficaram ainda a saber fazer alguns dos sinais essenciais do mergulho (subir, descer, ok, com frio, sem ar) e puderam ver como se usa uma máscara e um snorkel, um colete, a garrafa, o regulador ou o manómetro; no fim, puderam experimentar, nas suas mãos, o ar que está dentro da garrafa e tocar nos utensílios de mergulho. Esperemos que o objetivo do encontro tenha eco, um dia, nestas crianças, como Paulo Calado frisou no final: "Fazer mergulho é uma prática desportiva saudável e com ela podemos chamar a atenção e ajudar a proteger os oceanos."
Veja o vídeo deste encontro:

quinta-feira, 16 de junho de 2011

O 2.ºA veio aprender a pesquisar na biblioteca

Carros, navios, aviões, helicópteros - como, quando e onde surgiram e como funcionam - eis algumas das perguntas para as quais os alunos do 2.ºA, da professora Dulce, quiseram encontrar resposta nos livros da biblioteca. Vinham todos muito determinados, munidos de um plano de trabalho muito organizado, elaborado em aula. Depois de rapidamente ouvirem a explicação da professora Cristina sobre a organização da biblioteca,passaram ao trabalho de pesquisa. Mas não foi tarefa fácil! Tudo porque a biblioteca D. Carlos tem livros muito complicados para este nível de ensino. Valeu o apoio incansável da professora Dulce e os livrinhos que a professora bibliotecária trouxera de casa. Foram duas horas de trabalho bastante animadas e produtivas, tendo ficado a promessa de a sua apresentação ser publicada neste blogue.
Click to play this Smilebox collage
Create your own collage - Powered by Smilebox
Make your own free picture collage

Exposição de EVT, EV e ET na Galeria Almada Negreiros

Já está patente a exposição dos trabalhos dos alunos de Educação Visual e Tecnológica (2.ºciclo) e de Educação Visual e Educação Tecnológica (3.º ciclo), desenvolvidos ao longo do ano letivo. Como refere o professor Heitor no prólogo desta exposição, a arte é vital para o equilíbrio do ser humano, e a prova está nos resultados apresentados pelos alunos, em resposta às desafiantes propostas feitas pelos docentes das disciplinas envolvidas: EV - José Manuel Heitor, Inês Galvão, Maria do Patrocínio; EVT - Nuno Vieira, António José de Almeida, Paula Silva, Luís Rocha, Teresa Silveira; ET: Sandra Trovisco.
A reportagem fotográfica não dispensa, contudo, a visita à exposição.
Click to play this Smilebox scrapbook
Create your own scrapbook - Powered by Smilebox
Personalize a free digital scrapbooking design