segunda-feira, 30 de maio de 2011

Encontro com o realizador Jorge Cramez

As turmas 6.ºC e F, 8.ºA e D tiveram hoje a oportunidade de conversar com o realizador de cinema Jorge Cramez. Depois de visionarem a sua última cura-metragem "Na Escola", puderam colocar todas as questões que oportunamente lhes ocorreram e assim compreenderem as metáforas exploradas no filme.
Foi mais uma oportunidade de aprendizagem que a escola, na pessoa da professora- atriz Rita Durão, com o apoio da biblioteca, proporcionou aos seus alunos.
Click to play this Smilebox scrapbook
Create your own scrapbook - Powered by Smilebox
Customize your own free scrapbook design

quarta-feira, 25 de maio de 2011

E foi assim a palestra dos "Esquecidos"

Parabéns à organização e aos participantes - pais, alunos e professores. Parabéns ao Projeto! Bem haja o impulsionador do "movimento" Ruin'Arte que encontrou na escola um eco de propagação. Bem haja o número crescente de recuperações já realizadas. Muito há ainda a fazer! O alerta para que não se quebre a corrente deste movimento está em muito nas nossas mãos.
Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Customize a slideshow

Sintra Viva 2011

É tímida mas simbólica a representação do agrupamento no Sintra Viva. Muito fica para mostrar do muito que habitualmente se faz nas escolas que compõem o agrupamento - por falta de espaço, indiscutivelmente, mas também por não se pensar atempadamente nesta mostra como um trabalho coletivo em torno de uma mesma meta do PEA, planeado desde o início do ano por um grupo alargado de pessoas. Fica a dica e o desafio para que, no próximo ano, sejamos mais colaborativamente representativos e espetaculares!
Click to play this Smilebox newsletter
Create your own newsletter - Powered by Smilebox
Make your own free newsletter

Mimos e momos à solta na D. Carlos I

Não é Carnaval, não! São os alunos de Expressão Dramática que qiseram animar um pouco os espíritos na D. Carlos. E parece que conseguiram, a começar pela sala de professores onde, surpreendentemente, rasgaram risos nos rostos dos que por ali estavam; lá fora reuniram pequenas multidões entre os alunos, que viram o seu intervalo transformado num diverso palco inesperado. Parabéns aos professores que idealizaram a atividade! É certamente, uma experiência a repetir!
Click to play this Smilebox scrapbook
Create your own scrapbook - Powered by Smilebox
Digital scrapbook made with Smilebox

sexta-feira, 20 de maio de 2011

"Esquecidos": palestra sobre o património degradado de Sintra


No dia 25 de Maio, entre as 14h30 e as 16h30, decorrerá no BECRE, a palestra “Esquecidos” numa articulação entre as áreas disciplinares de História e Geografia de Portugal e Geografia, do 2.º e 3.º ciclo. As turmas do 6.ºE, 6.ºF, 9.ºA, 9.º B e 9.ºE participarão na palestra no âmbito do concurso de fotografia e dos trabalhos realizados subordinados ao tema “Esquecidos - Património edificado em estado de degradação e abandono no Concelho de Sintra”. Participam na palestra o fotógrafo Gastão Brito e Silva (Projecto Ruin’arte) e dois representantes da Câmara Municipal de Sintra, Dr. Eugénio Montoito e Eng.º Vítor Arruda. Contamos ainda com a presença de representantes de entidades locais, como a Associação Alagamares - Cultura em Sintra.
No final da palestra serão entregues os prémios aos vencedores do concurso de fotografia.
Paralelamente estará patente no 1.º piso do Pavilhão D, de 24 a 27 de Maio, uma exposição com todas as fotografias levadas a concurso assim como do fotógrafo convidado.

Desvendando os segredos do ateliê "Lendas da Terra e Lendas do Mar"

Eram assim os gabinetes onde José Jorge Letria e seu filho, André Letria inspiraram os alunos participantes no ateliê a darem asas à imaginação:

terça-feira, 10 de maio de 2011

José Jorge Letria e André Letria participam em ateliê de ilustração e escrita criativa na biblioteca

14:30. Os alunos do 5.ºC, 6.ºE e 6.ºF aguardavam ansiosamente a chegada dos dois ilustres convidados, pai e filho, um escritor, outro ilustrador. À chegada, um enorme dragão dependurado no hall de entrada anunciava a atividade preparada pela equipa do ateliê de ilustração e escrita criativa na bibloteca. Uma comitiva de boas-vindas quer por parte dos alunos, quer da direção, deu depois o sinal de partida para uma aventura de ilustração e escrita criativa em gabinetes excelentemente decorados, alusivos às Lendas do Mar e Lendas da Terra. 18 alunos e os convivas estiveram lado a lado a ilustrar e a escrever enquanto o público circulava para os apreciar - pais/encarregados de educação, alunos, assistentes operacionais e professores.
O inevitável momento das perguntas veio, de seguida, proporcionar às nossas crianças a oportunidade de conhecer melhor, em primeira pessoa, o autor e o ilustrador, a quem pediram depois os devidos autógrafos.
Não poderia faltar, evidentemente, o lanchinho preparado pelos alunos de AFAC com as professoras Cláudia Carolino e Cristina Miranda, desta vez com pequenos "torrões de terra de chocolate" e "estrelinhas azuis de manteiga do mar".
O feedback final foi claro da parte dos convidados: alunos muito educados e uma excelente organização com tudo planeado previamente.deixaram um desafio à biblioteca: criar um espaço exclusivamente dedicado ao pai e filho Letrias. Vamos a isso!
Um agradecimento muito especial a todos os que permitiram concretizar com tanto sucesso esta atividade, muito especialmente, à equipa do ateliê de ilustração, ao professor Nuno Vieira, professora Paula Silva, professor João Balseiro e aos cursos AFAC e suas coordenadoras e à BECRE. Bem hajam!
Eis as fotos:
Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Make your own slideshow

Entrega dos prémios do concurso Internet Segura

Segunda feira,dia 9, 10:30: os alunos vencedores do concurso de BD "Cibernauta prevenido vale por dois" receberam os prémios pela mão dos professores António José d'Almeida, Nuno Vieira e Paula Silva - professores que os incentivaram a participar e os apoiaram na execução das suas BD. Parabéns aos vencedores e aos professores que os motivaram!

Um lanche e uma história para os avós

Foi no dia 4 de maio que a equipa do Conto vai, conto vem... levou "A bolsa da avó Palhaça" aos avós do Centro Social. A iniciativa foi promovida pela professora Cláudia Carolino e os seus alunos do curso de educação e formação de assistência à família, que após a história, ofereceram um lanche que fez as delícias dos convidados.