terça-feira, 29 de março de 2011

A cor do sexo - histórias de afetos

Movidos pelo "sonho" e pelos "afetos", os alunos do 6.ºA, 9.ºA, 9.ºB e 9.ºE apresentaram hoje, ao fim da tarde, uma performance de inauguração da exposição patente na galeria de exposições temporárias "Mestre Almada Negreiros" (átrio da biblioteca). O evento contou com a presença de grande número de pais e familiares dos alunos envolvidos. O trabalho foi coordenado pelos professores José Manuel Heitor, Ana Nascimento e Ana Caetano, a partir do projeto Conto vai, conto vem e da Área de Projeto. Parabéns aos atores, dançarinos e cantores, encenadores, apresentadores e figurinistas!
Eis o que a prof.ª Fernanda Vaz, de câmara fotográfica em punho, nos deixou como testemunho do evento:
Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Customize your own free slideshow

Concurso de fotografia

Até dia 4 de abril decorre o concurso de fotografia que pretende chamar a atenção para a degradação do património local. Participa!

segunda-feira, 28 de março de 2011

Recital de Poesia

A concluir a Semana da Leitura, o recital de poesia contou com a participação de todos os alunos da escola-sede, do pré-escolar ao 3.º ciclo, numa mostra de performances de turma dedicadas à poesia. Esta segunda edição de Palavras Soltas, organizada uma vez mais pelo departamento de línguas, contou com a presença dos pais/encarregados de educação e de elementos da direção da escola. Pontuamos a notícia com uma pequena mostra do que os alunos apresentaram.

quinta-feira, 24 de março de 2011

As cozinheiras de livros

A companhia de teatro Os Valdevinos e a autora infantil Margarida Botelho estiveram hoje no ginásio da escola-sede do agrupamento para contar às crianças do pré-escolar da D. Carlos e do Morelinho e do 1.º ciclo como é que, afinal, se cozinham livros. Depois do teatro, seguiu-se a inevitável festa dos autógrafos. A simpatia e o à-vontade da autora para responder às perguntas, beijinhos e abraços das crianças conquistaram o afeto de todos os que puderam estar presentes neste evento.
A escola agradece à Margarida o carinho e disponibilidade com que honrou a nossa "diversidade" nesta sua visita. Agradece também aos professores de Educação Física a disponibilização do seu espaço e a sua compreensão para o transtorno causado ao normal funcionamento das aulas.Agradece também às funcionárias do pavilhão gimnodesportivo, em particular à D. Lena, a colaboração prestada.

A Boneca Palmira

Matilde Rosa Araújo foi homenageada pelo grupo de Expressão Dramática (prof.ª Cristina Didelet, José Heitor e Rita Durão)e pelo professor Eduardo Alves, o narrador de A Boneca Palmira - uma leitura encenada que recebeu o aplauso do 9.º A e do curso EAH. Se o texto (tal como as ilustrações de Gémeo Luís logo sugerem) possa ter causado alguma estranheza por parte dos alunos, certamente a notável encenação os surpreendeu pela sua qualidade e simplicidade. Ficamos a aguardar a reação ao espetáculo pelas outras turmas que em breve a ele assistirão.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Ateliê de leitura e ilustração

Quatro são as estações do ano, quatro são as estações de Vivaldi - a partição perfeita contratuada por Zeus a Deméter e Perséfone, segundo o mito grego do nascimento das estações recriado e maravilhosamente ilustrado por Chiara Lossani.
Se a voz de uma leitura tranquilamente assertiva surpreendeu os alunos, a fantástica decoração das estações e as experiências diferentes que estas lhes proporcionaram, no ateliê de ilustração, foram motivo de tal entusiasmo que nem o toque fez os alunos arredarem o pé as estações.
A biblioteca agradece e congratula as organizadoras (Sandra Ginjeira, Sandra Hormigo e Susana Velhuco)pela excelente forma como responderam ao desafio que a BECRE lhes fez para esta Semana da Leitura. Bem hajam!
Aqui está um cheirinho do ateliê para aguçar o apetite para os próximos.

D. Carlos para para ler

Foram 45 minutos a ler, em alguns casos mais, com ou sem convidados, nas salas de aula, no ginásio, no campo de jogos ou simplesmente na relva, na secretaria, no bar, na papelaria, na oficina de manutenção, nos pavilhões,na sala da direcção e, obviamente,na BIBLIOTECA.
Do pré-escolar ao 3.º ciclo, a participação foi quase total. A biblioteca agradece a todos os alunos, professores,assistentes técnicos e operacionais, pais e familiares que juntos embarcaram em mais uma viagem pela leitura. Um agradecimento também muito especial para os professores aposentados que nos honraram com a sua participação nas atividades no espaço da biblioteca.
Leu-se de tudo um pouco: poesia, prosa, contos, narrativas infantis e juvenis, histórias de desportos e até receitas para pôr em prática na cozinha dos cursos de educação e formação.
Eis a reportagem completa:
Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Create a free digital slideshow

terça-feira, 22 de março de 2011

Palavras pintadas e uma história com sabor a chocolate

Duas atividades, duas experiências a bisar.
Na primeira, leitura do Livro do Génesis - a criação do mundo - e nas telas os alunos criaram o seu 1.º, o 2.º, o 3.º dia... sob o estímulo do prof. Heitor, mestre na pintura de palavras, melodias, cheiros, sensibilidades, à escala do que Sebastião da Gama considerava ser um PROFESSOR.
Quase simultaneamente, o 5.ºB saboreava a história do Capuchinho Vermelho, recontada pela prof.ª Paula Silva, Cristina Calado e o prof. António José, com base nas Histórias com Sabor, de Alice Vieira. O lobo e o Capuchinho vestiram a pele de cozinheiros na hora de revelar o que afinal estava dentro da cesta do lanche, digo, merenda, para a avozinha: um delicioso salame de chocolate que foi depois devorado, não pelo lobo, nem pela avozinha ou pelo capuchinho vermelho, mas pelos meninos do 5.º B, os gulosos! Contentemo-nos com a receita que aprenderam a fazer e de que em breve publicaremos a mais correta e bem ilustrada.
Ora vejam lá, o lobo mau vestido de cozinheiro neste lanche, digo, merenda da leitura!

segunda-feira, 21 de março de 2011

Tertúlia: Chá com aroma poético

E foi assim que aconteceu: Sophia de Mello Breyner Andresen, Sebastião da Gama, Fernando Pessoa, António Aleixo, e tantos outros poetas portugueses e estrangeiros - foram ditos pelos professores que, em ameno convívio, se juntaram para os partilhar com uma chávena de chá, um biscoito de manteiga feito pelos alunos dos cursos de educação e formação das professoras Cláudia Carolino e Cristina Miranda, ou uns chocolatinhos gulosos com que um declamador mais dado a estas "doçuras" nos quis brindar. Viajou-se pelo sonho em inglês, em castelhano e houve quem nos levasse até Veneza. Ao som das palavras e de músicas selecionadas a preceito, as emoções foram sendo retratadas pelo Nuno, o artista-poeta que connosco partilhou os seus dons na pintura e na poesia. Surpresas que nos surpreenderam a ponto de queremos repetir a dose...em breve... no aconchego da biblioteca! A promessa de uma exposição dos textos e das pinturas também ficou no ar! Eis um aperitivo de alguém que nos surpreendeu pela paixão com que declamou o Cântico Negro - de fazer roer quem não pôde estar presente!...

Dia da Poesia - Inauguração da Árvore da Poesia

E foi assim que a árvore nascida às mãos do 7.ºD (sob a orquestração da prof.ª Sandra Trovisco)se viu repleta de folhas de poesia, dos mais pequenos aos mais crescidos, dos quatro cantos do agrupamento.Obrigada a todos aqueles cuja participação encheu de cor e alegria o átrio da biblioteca. A poesia esteja convosco, hoje e sempre! Post scriptum: Aqui fica um pequeno vídeo-exemplo enquanto aguardamos a montagem completa das participações.

terça-feira, 15 de março de 2011

Sugestões de leitura para D. Carlos pára para ler

Para animar os 45 minutos de leitura em que D. Carlos pára para ler sugerimos a requisição prévia dos livros do PNL (em múltiplos) caso queiram que todos os alunos participem do ato de ler. Se optarem por contar uma história aos alunos, divulgamos aqui as nossas sugestões (em destaque no expositor da BECRE):
ANDRESEN, Sophia de Mello Breyner. O rapaz de bronze.
ARAÚJO, Rosário Alçada. As Consultas do Dr. Serafim e a Bronquite da sra. Adriana.
BENEDETTI, Mário et al..Contos de futebol.
CASTELO-BRANCO, Camilo. Dois casamentos/ História de uma porta.
CORTESÃO, Jaime. Romance das ilhas encantadas.
COUTO, Mia. Cada homem é uma raça.
FANHA, José. Esdrúxulas, graves e agudas, magrinhas e barrigudas.
FANHA, José. Diário Inventado de um menino já crescido.
JORGE, Lídia. Marido e outros contos.
LETRIA, José Jorge. Os cromos da bola.
LOSA, Ilse. Beatriz e o Plátano.
LOSA, Ilse. Na quinta das cerejeiras.
MACHADO, David. Histórias possíveis.
PINA, Manuel António. O Tesouro.
REIS, A. do Carmo. Dez contos da nossa história.
RODARI, Gianni. Histórias ao telefone.
SANTOS, Margarida Fonseca. O domínio do dominó e outras histórias.
SHAKESPEARE. Sonho de uma noite de Verão/ Romeu e Julieta.
SOARES, Luísa Ducla. O meio galo.
TORRADO, António. Histórias à solta na minha rua.
----------------. O macaco de rabo cortado e outras histórias.
----------------. Os meus amigos.
----------------. O coração das coisas.
----------------. A cerejeira da lua e outras histórias.

A fim de obviar congestionamento no atendimento da biblioteca, solicitamos que sejam os professores a fazer requisições necessárias para sala de aula.