quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Semana da Internet Segura

De 7 a 11 de fevereiro decorre a semana da internet segura. A biblioteca desenvolve um conjunto de sessões de sensibilização e promoção do uso seguro da internet,que vão desde o visionamento de pequenos filmes, o debate de ideias e os jogos educativos disponíveis no sítio da Seguranet ao preenchimento de um painel coletivo em resposta aos desafios lançados pelo programa Seguranet. Os temas versam fundamentalmente a questão da identidade digital, o cyberbulling, o assédio, o plágio e a pirataria.

A biblioteca lança ainda um concurso de banda-desenhada subordinado ao tema da segurança na internet, em parceria com o grupo de Educação Tecnológica e dirigido ao 2.º ciclo. O concurso decorre de 7 de fevereiro a 8 de abril.

Simultaneamente, decorre a nível nacional, o concurso Gigabyte:

Concurso Nacional GBYTE
A Direcção Regional de Educação do Centro, em parceria com a Equipa de Recursos e Tecnologias na Escola/Plano Tecnológico da Educação (ERTE/PTE), promove a segunda edição do concurso "Gigabyte Seguro: Navega em segurança à tua maneira!", iniciativa aberta à participação dos alunos dos Ensinos Básico e Secundário de todo o país. A recepção das participações decorre até ao dia 24 de Março.

O objectivo central desta iniciativa consiste em fomentar a discussão e implementação de práticas seguras na utilização da Internet, sensibilizando os alunos para os desafios e riscos inerentes à navegação na rede.

Os trabalhos devem ser produzidos em formato de vídeo, apresentações e animações multimédia. Para cada escalão de participação são atribuídos dois prémios.

Sobre o Regulamento, consulte:

http://www.drec.min-edu.pt/default.aspx?verconteudo=1320

É possível!

É possível integrar o 1.º ciclo nas rotinas de uma biblioteca escolar, tradicionalmente previstas para o 2.º e 3.º ciclos!
Quem o prova é o 2.ºB, da professora Gracinda, que iniciou ontem o seu projeto de leitura domiciliária a partir da biblioteca. Depois de conhecerem as várias zonas e serviços de que podem usufruir no espaço da BECRE, cada um escolheu um livro para ler em casa e construir o seu caderno de histórias lidas individualmente - um projeto de incentivo à leitura da professora Gracinda que é de louvar. Daqui a 15 dias voltarão para escolher um novo livro, e depois mais 15 dias, e outros, e outros... Assim continuarão a viajar no mundo da aprendizagem através da leitura. Ficou, todavia, a promessa de completar o caderno de histórias com o fruto de uma leitura audiovisual...um dia destes virão ver e comentar um filme!
Click to play this Smilebox invite
Create your own invite - Powered by Smilebox
Personalize a digital invite

Exposição Rosa dos Ventos

Está patente na galeria de exposições da EBI D. Carlos I uma mostra de Rosas dos Ventos produzidas pelos alunos das turmas 5.ºC, 7.ºC, D e F, no âmbito da disciplina de Geografia.
Iniciativas como esta mostram que é possível desenvolver a criatividade nos alunos no âmbito das mais variadas áreas do conhecimento.
Click to play this Smilebox collage
Create your own collage - Powered by Smilebox
Customize your own free picture collage

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Luísa Ducla Soares na biblioteca


Dia 20 de janeiro, e no âmbito do projeto Conto Vai, Conto Vem..., a biblioteca recebe a visita de Luísa Ducla Soares, a maior escritora portuguesa de literatura infanto-juvenil da atualidade. As turmas 6.º A e B prepararam uma dramatização para lhe agradecer a sua disponibilidade de se deslocar à nossa escola, trabalho que não teria sido possível sem a dedicação e entusiasmo das professoras Ana Caetano e Ana Nascimento, contando também com o toque artístico sui generis do professor José Manuel Heitor.
A biblioteca agradece também a disponibilidade das professoras Cristina Miranda e Cláudia Carolino e seus alunos na preparação do pequeno lanche que rematará o encontro.

Concurso MAR DE CONTOS


Encorajar o nascimento de novos talentos literários, inspirados na riqueza do Mar Português, é o principal objectivo da Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar (EMAM) ao promover o Concurso Mar de Contos, que se destina a jovens entre os 12 e os 17 anos. O prazo de entrega dos contos termina a 16 de Fevereiro.

O Mar sempre foi uma das principais fontes de inspiração da literatura portuguesa.

Neste concurso, pretende-se que os jovens participantes escrevam sobre o passado, o presente ou o futuro, fazendo, por exemplo, o relato de uma expedição científica ou de uma aventura de piratas, contando a história de um peixe ou de um pescador, lembrando um episódio pessoal que se tenha passado na praia ou num barco, apelando aos cuidados a ter relativamente à poluição marítima... O importante é que escreva sobre o mar.

Para mais informações, designadamente o regulamento do concurso, consultar o sítio da EMAM.

Formação Internet Segura

A partir do dia 3 de janeiro, a bibliteca iniciou as suas ações sobre INTERNET SEGURA junto dos alunos. Cada sessão tem uma duração de aproximadamente 45 minutos e são dinamizadas pela professora Liliana Araújo, responsável pelo projeto.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Assinalando o Dia de Reis

A assinalar a última festa da quadra natalícia (ainda que com tão pouca expressão em Portugal), a biblioteca D. Carlos I reconta aos alunos do 5.º F Os Três Reis do Oriente, de Sophia de Mello Breyner Andresen.
A história dos reis magos será também levada às crianças mais pequenas numa versão livre, redigida pela professora Cristina Calado, e que transcrevemos aqui.
(" Adoração dos Magos",Andrea Mantegna, 1431-1506)

Os Três Magos
Há muito, muito tempo, numa límpida noite de outono, Gaspar, Baltasar e Belchior avistaram-na.
Gaspar, Baltasar e Belchior eram três sábios que moravam em palácios muito ricos, nos três cantos do mundo. Os seus palácios ficavam muito longe uns dos outros, por isso eles não se conheciam; mas, curiosamente, tinham os três um mesmo hábito: todas as noites passeavam sozinhos pelos seus jardins.
Passavam o dia a comer e a conversar com todos os que os visitavam e, por isso, à noite sabia-lhes bem fazer um pouco de exercício para digerir tudo o que tinham comido. Mas não só!
A verdade é que os três gostavam de observar os astros, pois acreditavam na lenda de que uma estrela anunciaria a vinda de um deus à Terra para proteger os homens.
Gaspar não acreditava nos deuses que eram venerados pelo homens da sua terra, a Ásia. Dizia que um verdadeiro deus não podia estar numa estátua. Por causa disso, Gaspar arranjou muitas brigas e inimigos, apesar de ser um homem calmo e amigável.
Baltasar era muito jovem e adorava festas; recebia todos os dias imensos convidados que iam até sua casa, muitas vezes, só para se refrescarem do calor africano. O seu palácio ficava num oásis onde havia dois lagos com repuxos; mas tanto como adorava festas, também gostava de praticar caridade. Era um homem muito sensível em relação aos escravos e aos esfomeados.
Belchior era o mais velho e o mais sábio. Vivia num palácio muito grande, no sul da Europa e estava sempre rodeado de sábios com quem estudava os escritos antigos, sobretudo aqueles que falavam da vinda de um deus dos céus.
Ora, numa bela noite de outono, num dos seus passeios noturnos, os três magos avistaram-na, bem brilhante no céu: era uma estrela diferente de todas as outras. Ela parecia querer dizer-lhes alguma coisa, talvez estivesse a pedir-lhes para a seguirem.
Decidiram segui-la e partiram cada um por si balançando no cimo dos seus camelos.
Ao fim de muito tempo de viagem, os seus caminhos cruzaram-se e os três magos contaram uns aos outros o que os levara a abandonar tudo o que tinham: perseguiam a mesma esperança, o mesmo sonho, o mesmo desejo de encontrar um deus verdadeiro. Seguiam a mesma estrela que se inclinava agora na direção de Belém.
Seis noites depois de se encontrarem, a estrela baixou de repente sobre um amontoado de pequenas casas de barro. Seguiram por uma estreita rua, depois por outra e por outra. Ao fundo, viram a estrela: tinha pousado sobre uma árvore despida de folhas. Mais deslumbrados ficaram quando viram outras pequenas estrelas descerem rápidas do céu e pousarem nos restantes ramos vazios. A árvore brilhava agora como um sol, iluminando tudo em volta.
E foi então que ouviram o choro de um bebé. Numa gruta cavada na rocha, a mãe embalava-o na manjedoura de um burrinho que estava deitado a seu lado. O pai olhava mãe e filho com ternura. Havia muita gente cá fora, mas, em absoluto silêncio. Os três magos aproximaram-se extasiados. Sabiam que aquele era o deus que esperavam, um deus ainda menino, é certo, mas que logo seria um Homem.
Os três magos caminharam até à gruta. Belchior aproximou-se e, tirando algo de debaixo do seu manto, estendeu-o à mãe do recém-nascido:
- Eis aqui este ouro em sinal da nobreza do teu filho, Rei de todos os homens.
Gaspar, olhando o menino com carinho, ofereceu o seu presente ao pai:
- Recebe este incenso pelo teu filho, Deus de todos os homens.
Baltasar foi o último a aproximar-se, estava a tremer de emoção. Estendeu um pequeno pote à mãe:
- Toma esta mirra que prova a humanidade do teu filho.
E os três magos por ali ficaram, à espera que o menino crescesse.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Um postal vale mil ideias

O Plano Nacional de Leitura lança, aos alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, o desafio de criarem um postal ilustrado. Pede-se de elaborem um pequeno texto em que demonstrem capacidade de síntese, cruzando esta competência com as que se desenvolvem no âmbito das artes plásticas.

Tratando-se de um postal ilustrado, pretende-se que se experimentem diversos meios expressivos, pelo que a mensagem escrita deve ser interpretada e representada mobilizando-se elementos da comunicação visual. Terão que escrever o máximo de informação com o mínimo de palavras e de serem capazes de expressar plasticamente o sentido daquela.

Os alunos deverão escolher um livro que tenham lido e, a propósito deste, escreverem um pequeno texto adequado a um postal. Este postal será dirigido ao autor do livro, ao seu ilustrador ou a uma das suas personagens. Os alunos podem falar de aspectos que lhes tenham despertado interesse no livro ou colocar questões ao destinatário escolhido, utilizando mensagens curtas e mostrando que as poucas palavras do pequeno texto de um postal podem conter mil ideias, que serão interpretadas e representadas através de elementos da comunicação visual, com recurso a diversos meios expressivos.

A selecção que o júri fará dos postais apresentados a concurso terá em conta:

- a correcção, adequação, tamanho e riqueza de informação/ideias da mensagem escrita;

- a correlação da mensagem escrita com a sua representação plástica;

- a oportunidade e a adequação da mensagem escrita relativamente ao livro a que se refere, bem como ao contexto e às normas do concurso;

- adequação dos elementos utilizados para a comunicação visual e qualidade do resultado final obtido;

- criatividade e qualidade global do postal apresentado a concurso.

Cada aluno poderá concorrer apenas com um postal. Os trabalhos realizados pelos alunos poderão ter que ser seleccionados, pois cada agrupamento ou escola não agrupada poderá submeter no máximo 3 postais, sendo 1 por cada nível de ensino. Os trabalhos seleccionados pelo agrupamento ou escola não agrupada deverão ser apresentados entre o dia 14 e o dia 18 de Março de 2011, através do preenchimento do formulário “Um postal vale mil ideias “, que estará disponível no Sistema de Informação do Plano Nacional de Leitura, no seguinte endereço http://sipnl.planonacionaldeleitura.gov.pt/login.jsp

Concurso Faça Lá Um Poema 2010-2011

Por ocasião da comemoração do Dia Mundial da Poesia 2011, que se realiza no CCB, no dia
20 de Março, o Plano Nacional de Leitura e o Centro Cultural de Belém, numa iniciativa
conjunta, lançam o desafio às escolas, convidando-as a participarem num Concurso de Poesia.
Procurando incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia, o concurso Faça lá um
poema destina-se a quatro níveis de ensino, desde o 1º Ciclo ao Ensino Secundário, e nele
poderão participar quaisquer alunos de escolas públicas ou privadas.
A entrega de prémios terá lugar no CCB a 20 de Março de 2011 e será integrada no programa
do Dia Mundial da Poesia.
REGULAMENTO
1. O concurso Faça Lá um Poema decorrerá entre Dezembro de 2010 e Março de 2011,
destinando-se a premiar poemas escritos por alunos dos seguintes níveis educativos:
• 1º Ciclo do Ensino Básico
• 2º Ciclo do Ensino Básico
• 3º Ciclo do Ensino Básico
• Ensino Secundário
2. A participação no concurso é individual, sendo que não serão contemplados trabalhos de
pequeno grupo ou de turma.
3. Calendarização das actividades
A selecçãodos trabalhos, devidamente identificados, ficará ao critério de cada
agrupamento/ escola não agrupada, sugerindo-se, no entanto, que o processo seja dinamizado e coordenado pelo(s) professor(es) bibliotecário(s).
• Selecção dos melhores trabalhos pelas escolas agrupadas (máximo de 1 poema por cada
nível de ensino) e respectivo envio para a sede do agrupamento – até 21 de Janeiro de2011.
• Submissão do formulário pela sede do agrupamento, com os trabalhos seleccionados
(máximo 4 por sede de agrupamento, 1 poema por cada nível de ensino) – até 4 de
Fevereiro de 2011.
• No caso de escolas não agrupadas, submissão do formulário com os trabalhos
seleccionados (máximo 4 por estabelecimento, 1 poema por cada nível de ensino) – até 4 de
Fevereiro de 2011.
3. A submissão do formulário será feita no Sistema de Informação do Plano Nacional de
Leitura (http://sipnl.planonacionaldeleitura.gov.pt/login.jsp) com carregamento de um
único ficheiro ou pasta zipada, com a dimensão máxima de 5MB.
4. Não há qualquer tema obrigatório para os poemas a concurso. No entanto, a extensão
máxima de cada texto não poderá ultrapassar os 4000 dígitos (caracteres, espaços).
5. O formulário do concurso deverá ser devidamente preenchido e submetido por um
professor responsável (designado pelo agrupamento/escola não agrupada).
6. Só serão consideradas válidas as inscrições com os dados de identificação da escola e dos
participantes e submetidas dentro do prazo.
7. Os trabalhos serão avaliados por um júri de cinco elementos, designados pelo CCB e pelo
PNL. O júri terá em conta a correcção da escrita, a riqueza de conteúdo e a originalidade
do tema e da linguagem.
8. Os trabalhos que não corresponderem às cláusulas do presente regulamento serão
desclassificados.
9. Não haverá recurso das decisões do júri.
10. Os prémios a atribuir aos três primeiros classificados de cada nível de ensino serão
anunciados oportunamente.
11. As escolas dos alunos premiados serão contempladas com um conjunto de livros.
12. Os trabalhos premiados serão divulgados no Sítio dos Concursos no Portal do PNL
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/Concursos/ e no sítio do CCB em
http://www.ccb.pt
13. Os premiados serão convidados a apresentar pessoalmente os seus trabalhos na cerimónia
pública de entrega dos prémios, a realizar em 20 de Março de 2011 (Dia Mundial da Poesia),
no CCB – Centro Cultural de Belém - Lisboa.
14. Os encargos com o transporte e o alojamento dos premiados serão da responsabilidade da
organização do concurso.
O Dia Mundial da Poesia é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura e do
Centro Cultural de Belém com o apoio financeiro do Ministério da Educação.

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

Tal como sucedeu em anos anteriores, e levando em conta a necessidade de promover a leitura nas escolas de uma forma lúdica, o Plano Nacional de Leitura – em articulação com a RTP, com a DGLB /Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas e com a Rede das Bibliotecas Escolares –promove, no ano lectivo de 2010 / 2011, o Concurso Nacional de Leitura. Tendo como objectivo estimular a prática da leitura entre os alunos do Ensino Secundário e do 3º Ciclo do Ensino
Básico, o concurso pretende avaliar a leitura de obras literárias pelos estudantes desses graus de ensino. A participação implica a inscrição em formulário próprio, a qual deverá ser realizada impreterivelmente até 14 de Janeiro de 2011.

O Concurso Nacional de Leitura decorrerá em três fases diferentes:
1ª Fase – Eliminatórias a realizar nas escolas:Cada escola seleccionará um máximo de três vencedores, em cada uma das duas categorias - 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário –, que estarão presentes na respectiva Final Distrital. A 1ª Fase terminará impreterivelmente no dia 14 de Janeiro de 2011.
2ª Fase – Finais DistritaisA 2ª Fase do Concurso Nacional de Leitura consiste nas Finais Distritais. Nas Bibliotecas Municipais escolhidas – que poderão localizar-se ou não na capital de distrito – realizar-se-á uma prova pública na qual participarão os concorrentes seleccionados pelas escolas. Tal prova – concebida e organizada pelo respectivo Júri Distrital – deverá ter lugar durante o 2ºperíodo escolar, desejavelmente ao longo dos meses de Março e Abril.
Cada distrito seleccionará dois vencedores, em cada uma das duas categorias - 3º Ciclo doEnsino Básico e Ensino Secundário –, que estarão presentes na Final Nacional.
3ª Fase – Final NacionalA 3ª e última fase do Concurso Nacional de Leitura corresponde à Final Nacional. Trata-se de uma prova pública, a ser efectuada durante o mês de Maio de 2011, em data e local a anunciar.
Na Final Nacional participarão os concorrentes apurados nas Finais Distritais.
As provas da Final Nacional serão concebidas e organizadas pelo Júri Nacional, em estreita colaboração com a RTP, que produzirá o evento e transmitirá a sessão. A estrutura das provas da Final Nacional será objecto de um Regulamento específico, a divulgar oportunamente.