segunda-feira, 24 de outubro de 2011

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA 2011-2012


Está aberta 6.ª edição do Concurso Nacional de Leitura 2011-2012. A escola-sede irá levar a cabo a primeira fase de apuramento a partir de 2 de novembro. Aqui se publica o regulamento do Concurso Interno de Leitura.
1.ªFase
CONCURSO INTERNO DE LEITURA
REGULAMENTO

Tendo em conta a primeira meta enunciada no Projeto Educativo de Agrupamento de promoção da leitura, os docentes de Língua Portuguesa e a Biblioteca Escolar promovem o Concurso Interno de Leitura com vista à participação dos alunos no Concurso Nacional de Leitura no âmbito do PNL, o qual apresenta três fases distintas:
1.ª fase: concurso interno de escola
2.ª fase: concurso distrital, nas bibliotecas municipais
3.ª fase: final nacional
Artigo 1.º - OBJETIVO
O concurso de leitura tem por objetivo estimular a prática da leitura de obras literária entre os alunos do 3.º ciclo e pretende avaliar o resultado da compreensão dos textos lidos.
Artigo 2.º - CALENDÁRIO DO CONCURSO
A primeira fase do concurso de leitura a realizar na escola decorrerá até final do 1.º período e nas duas primeiras semanas do 2.º período, devendo estar terminada impreterivelmente no dia 13 de janeiro de 2012 com a inscrição dos vencedores apurados internamente na fase distrital.
As provas distritais, a realizar nas bibliotecas municipais decorrerão entre o início de março e o dia 30 de abril de 2012.
A fase nacional terá lugar em maio de 2012, em data a anunciar.
Artigo 3.º - CONDIÇÕES GERAIS DE PARTICIPAÇÃO
A participação no concurso está aberta a todos os alunos do 3.º ciclo interessados.
Para efeitos da sua participação, os concorrentes devem preencher a ficha de inscrição no concurso que lhes será facultada pelo professor de Língua Portuguesa ou pela coordenadora da biblioteca, até ao primeiro dia de aulas do 2.º período (3 de janeiro de 2012).
Os concorrentes comprometem-se a respeitar o presente regulamento, as decisões do júri, bem como todas as etapas e normas do concurso.
Artigo 4.º - SELEÇÃO DOS PREMIADOS
Do concurso interno de leitura serão selecionados três vencedores e três suplentes, sendo estes seriados de acordo com a classificação obtida nas provas de seleção.
Artigo 5.º - PROVAS INTERNAS DE SELEÇÃO
As provas de seleção dos vencedores decorrerão na biblioteca escolar em dois momentos, correspondendo a duas modalidades presenciais distintas:
1.º momento – PROVA ESCRITA - dia 4 de janeiro, quinta-feira, às 12:35h
2.º momento – PROVA ORAL – dia 9 de janeiro, segunda-feira, às 11:30h
A PROVA ESCRITA consistirá num questionário de escolha múltipla sobre DUAS das obras a concurso.
A PROVA ORAL será constituída por questões de desenvolvimento e de opinião.
Ambas as provas pretenderão avaliar os conhecimentos dos concorrentes sobre aspetos relacionados com a ação, as personagens, o espaço, o tempo e as temáticas abordadas nas obras selecionadas, podendo incluir também questões sobre os autores e a apreciação pessoal das mesmas.
Artigo 6.º - OBRAS A CONCURSO
As obras selecionadas para o concurso interno são:
OBRA A Título: O rapaz do pijama às riscas
Autor: John Boyne
OBRA B Título: A ilha do chifre de ouro
Autor: Álvaro Magalhães
OBRA C Título: Um fio de fumo nos confins do mar
Autor: Alice Vieira
Das obras propostas, os concorrentes escolherão apenas duas para leitura.
A biblioteca dispõe de seis exemplares da obra A, catorze da obra B e dois da obra C, os quais poderão ser requisitados pelos alunos interessados em participar.
Artigo 7.º - PRÉMIOS
No final do concurso interno de leitura, cada concorrente receberá um diploma de participação nominal.
Ao 1.º, 2.º e 3.º classificados serão entregues prémios correspondentes à classificação obtida.
Artigo 8.º - JURI
O juri da prova escrita será presidido pela coordenadora do subdepartamento de Língua Portuguesa e integrará a professora bibliotecária, um elemento da Direção Executiva e um docente de lìngua Portuguesa cujos alunos não sejam opositores ao concurso.
Cabe ao juri da prova escrita a avaliação das provas dos alunos concorrentes e a comunicação dos resultados ao juri da prova oral.
O juri da prova oral será presidido pela coordenadora do subdepartamento de Língua Portuguesa e integrará a professora bibliotecária e um elemento da Direção Executiva..
Cabe ao juri da prova oral a decisão dos vencedores do concurso, após a análise dos resultados obtidos nas provas escrita e oral.
O juri é soberano, não sendo possível recorrer das suas decisões em matéria de apuramento dos premiados.
Cabe ainda ao juri decidir sobre quaisquer matérias omissas neste regulamento.

Sem comentários: