quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Semana da Internet Segura

De 7 a 11 de fevereiro decorre a semana da internet segura. A biblioteca desenvolve um conjunto de sessões de sensibilização e promoção do uso seguro da internet,que vão desde o visionamento de pequenos filmes, o debate de ideias e os jogos educativos disponíveis no sítio da Seguranet ao preenchimento de um painel coletivo em resposta aos desafios lançados pelo programa Seguranet. Os temas versam fundamentalmente a questão da identidade digital, o cyberbulling, o assédio, o plágio e a pirataria.

A biblioteca lança ainda um concurso de banda-desenhada subordinado ao tema da segurança na internet, em parceria com o grupo de Educação Tecnológica e dirigido ao 2.º ciclo. O concurso decorre de 7 de fevereiro a 8 de abril.

Simultaneamente, decorre a nível nacional, o concurso Gigabyte:

Concurso Nacional GBYTE
A Direcção Regional de Educação do Centro, em parceria com a Equipa de Recursos e Tecnologias na Escola/Plano Tecnológico da Educação (ERTE/PTE), promove a segunda edição do concurso "Gigabyte Seguro: Navega em segurança à tua maneira!", iniciativa aberta à participação dos alunos dos Ensinos Básico e Secundário de todo o país. A recepção das participações decorre até ao dia 24 de Março.

O objectivo central desta iniciativa consiste em fomentar a discussão e implementação de práticas seguras na utilização da Internet, sensibilizando os alunos para os desafios e riscos inerentes à navegação na rede.

Os trabalhos devem ser produzidos em formato de vídeo, apresentações e animações multimédia. Para cada escalão de participação são atribuídos dois prémios.

Sobre o Regulamento, consulte:

http://www.drec.min-edu.pt/default.aspx?verconteudo=1320

Sem comentários: