quarta-feira, 27 de outubro de 2010


Incentivar a utilização das tecnologias de informação e comunicação no desenvolvimento da literacia dos alunos da Educação Pré-Escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico, é o objectivo da 2.ª edição do concurso Conta-nos uma História! - Podcast na Educação, iniciativa do Ministério da Educação, do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares e do Plano Nacional de Leitura. As inscrições podem ser efectuadas até ao dia 15 de Dezembro.


As comunidades educativas participantes podem submeter a concurso histórias originais ou histórias adaptadas a partir de fábulas, de parábolas, de contos, de mitos, de lendas, entre outras opções, gravadas com recurso a tecnologias de gravação digital de áudio e vídeo.



Para mais informações, consultar o sítio da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular.

E foi assim o dia da biblioteca escolar...

Descubra o leitor que há em si... Foi o tema do dia da biblioteca escolar, um dia que se transformou numa semana, depois do convite que fizemos aos professores. O dia começou com "Snow White", contada em Inglês pela professora Edite e terminou com "A lenda de Timor", narrada e ilustrada pelo professor Abílio Basílio. "Um filho por encomenda" (Luísa Ducla Soares), foi a escolha de Sandra Ginjeira e Vera Guedes; da mesma autora, Sílvia Reis leu "O Furo".
A experiência deste dia prolonga-se por toda a semana: Luísa Rodrigues, Marta Fernandes, Ana Aguiar e Conceição Marques não quiseram perder esta oportunidade de fazer uma aula diferente, mostrando-se como leitoras aos seus alunos.
Um projeto que promete continuar!

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Another free digital slideshow by Smilebox

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Orientação na BECRE


O 5.ºE e o 6.ºE experimentaram hoje o jogo de orientação proposto pela biblioteca no seu espaço de leitura silenciosa e parece que gostaram, a julgar pela avaliação positiva que fizeram no final. O objetivo é que os alunos aprendam a encontrar o livro que procuram, tendo em conta a organização do acervo de acordo com as regras da Classificação Decimal Universal. Depois de um breve relembrar de algumas normas de funcionamento da biblioteca, os alunos foram convidados a encontrar um livro de que só sabiam o título e o autor ou editor, a partir da tabela exposta na zona de atendimento e no Guião do Utilizador. De seguida, o inevitável BI do Livro foi de preenchimento obrigatório, tarefa que lhes permite familiarizar-se com as noções de cota, n.º de registo/entrada, data e lugar de edição - aspetos que, por vezes, lhes oferecem confusão.

A atividade enquadra-se no projeto de formação de utilizadores que começou a ser desenvolvido no ano anterior e que, no presente ano, se pretende alargar a toda a escola. Esta formação começou de forma abreviada no dia da receção aos alunos e pais de 5.º ano, momento em que se aproveitou para distribuir os livros do programa Ler+ do Plano Nacional de Leitura e salientar a importância da biblioteca como espaço de apoio às aprendizagens e à ocupação de tempos livres.

Certos de que as aprendizagens têm a beneficiar deste trabalho de formação, convidamos todos os professores a articularem connosco atividades de orientação na pesquisa em documentos impressos ou na internet (guiões de pesquisa, avaliação de sítios, segurança na internet).

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Dia da Biblioteca Escolar


A Rede de Bibliotecas Escolares resolveu declarar o dia 25 de outubro, como o Dia da Biblioteca Escolar,de acordo com os objetivos delineados pela International Association of School Librarianship (IASL). Este ano o tema será "Diversidade Desafio Mudança, tudo isto na Biblioteca Escolar".

Nesse dia, a BECRE vai desenvolver uma atividade de leitura para os alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos.

DESCUBRA O CONTADOR QUE HÁ EM SI será o slogan da actividade.

O objectivo é que os docentes leiam uma pequena história aos seus alunos e conversem sobre ela em 45 minutos. Queremos que seja um momento de partilha de experiências de leitura, de fruição de sonhos, de expressão de afectos e sensibilidades.

Os interessados em participar deverão inscrever-se na biblioteca a fim de selecionarem previamente a história que vão ler. Há, todavia, algumas condicionantes: a história deve pertencer a um livro existente na biblioteca; só há espaço disponível para duas turmas em cada sessão de 45 minutos. Contamos com a vossa participação!

No período entre as 13:00 e as 14:00, a Hora do Conto lançará também o seu projecto "Histórias dos nossos bisavós", este ano tendo o seu enquadramento nas Comemorações do Centenário da República. Este momento de leitura estará reservado para o pré-escolar.

E como o "Conto vai, conto vem..." já anda por aí, seguir-se-ão as suas sessões durante todo o resto da semana, conforme calendarização.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Rota das Exposições do Centenário


Em ano de Centenário, divulgamos aqui as exposições mais interessantes que podem ser objecto de visitas de estudo. A biblioteca disponibiliza-se para fazer as marcações se os interessados o desejarem.

EM SINTRA

"A República em Desenho", com trabalhos dos alunos da Escola Stuart Carvalhais, na Vila Alda, 19:00-18:00.

"Rota do Centenário", no Museu do Brinquedo, até 31/12/2010, 10:00-18:00.

"Letras e cores, ideias e autores da República", na Biblioteca Municipal de Sintra, até 31/10/2010 (aguarda-se autorização para ser exposta na escola-sede na segunda quinzena de novembro de 2010).

EM LISBOA

"Res Publica. 1910 e 2010 face a face", na Gulbenkian, 7/10 a 16/01/2011, 10:00-18:00

"República Revisitada", na Galeria do Diário de Notícias, 7 a 31 de outubro.

"100 Anos de Património: Memória e Identidade - Portugal 1910-2010", no Palácio Nacional da Ajuda, galeria de pintura do Rei D. Luis I, de 30/9 a 21/12/200, 10:00-18:00 (encerra à 4.ª feira).

"O caminho de ferro: 1910-2010" (o papel do caminho de ferro na história da República), na Estação do Rossio, 23/9 a 31/01/2011, 12:00-19:00. Entrada livre. Visitas guiadas: tel. 211023985; e-mail dsgc@cp.pt

"Corpo-Estado, Medicina e Sociedade no Tempo da Primeira República", no Torreão Poente, Terreiro do Paço, 23/07 a 31/12/2010, 10:00-18:00. Entrada livre. Visitas guiadas: marcarvisitas@centenariorepublica.pt

"Viva a República! 1910-2010", na Cordoaria Nacional, 12/06/2010 a 31/12/2010, 10:00-18:00. Entrada livre. Visitas guiadas: marcarvisitas@centenariorepublica.pt
Sítio WEB: http://vivaarepublica.centenariorepublica.pt/

"Da REpública em Mafra - Do atentado ao 5 de outubro", no Palácio Nacional de Mafra, 5/10 a Dezembro de 2010 (data ainda a definir. Sítio: http://www.ippar.pt/monumentos/palacio_mafra.html

"Colecionar para a Res Publica: Dr. Anastácio Gonçalves", na Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves, 14/10 a 31/03/2011, 3.ª 14:00-18:00; 4.ª a domingo 10:00-18:00.

"A Cerâmica Portuguesa. Da Monarquia à República", no Museu do Azulejo, 19/10/2010 a 13/02/2011, 14:00-18:00. Sítio WEB: http://mnazulejo.imc-ip.pt/

"O teatro em Lisboa no tempo da República", no Museu Nacional do Teatro, 23/0/2010-Março 2011. Sítio WEB: http://museudoteatro-ipmuseus.pt

"Comunicar na república - 100 Anos de História e Tecnologia", no Museu das Telecomunicações. Sítio WEB http:www.fpc.pt/

Rota do Centenário no Museu do Brinquedo de Sintra

O 5.ºC e o 6.ºF foram ao Museu do Brinquedo descobrir os brinquedos do tempo da República. De mapa na mão, calcorrearam os três pisos em busca dos brinquedos escondidos e cujo nome deveriam inscrever num crucigrama - tarefa nem sempre fácil para quem "ler legendas" fica apenas pela primeira linha. Os vencedores e os menos vencedores puderam descer de elevador - um alívio momentâneo para as pernas, depois da caminhada até ao local. Antes do regresso, nada como um travesseiro da Periquita para retemperar forças para a meia maratona sobrante e tapar o buraquinho guloso que já espreitava nas barriguitas das crianças e dos professores.

As fotos do telemóvel não estão grande coisa, mas decerto que os meninos e meninas que tanto fotografaram depressa nos ajudarão a substitui-las por melhores.





Centenário da República - exposição na D. Carlos I

Inaugurou no dia 6 de outubro, no átrio do pavilhão D, a exposição didática sobre o Centenário da República. A coordenação esteve a cargo da professora Helena Martins, comissária para estas comemorações, e contou com a colaboração preciosa dos professores Conceição Correia, Abílio Basílio e José Manuel Heitor.A exposição conta com fotografias e textos explicativos do momento histórico e com trabalhos de alguns alunos do Estabelecimento Prisional de Sintra: esculturas em sabão, pintura em tela e trabalhos de tecelagem.

Para a visitar, os professores devem inscrever-se na biblioteca a fim de combinarem com a professora Helena as visitas guiadas. Esta exposição estará patente até dia 4 de novembro.

As comemorações deveriam ter contemplado o hastear da bandeira, entoação do hino e a recriação teatral da proclamação da República, actividades previstas para dia 6 de outubro, mas que tiveram de ser adiadas por falta de licenciamento da Câmara para ocupação de parte da via pública em frente à escola.

Dado que as condições meteorológicas durante o período outonal e de inverno não oferecem grandes certezas, considerou-se ser pertinente adiar o evento para uma data em que haja maior probabilidade de bom tempo e em que se assinale um momento de relevância nacional.

Dia 9 de junho, véspera do dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas, é assim a data prevista para estas solenidades, para além de outros eventos comemorativos que decorrerão ao longo do ano letivo.