quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Projeto Habitatz 1 outubro 2010


Dia 1 de outubro, na biblioteca D. Carlos I,

Em nome da EBI D. Carlos I, a biblioteca escolar agradece à equipa responsável pelo projeto e ao professor José Manuel Heitor a oportunidade de aprendizagem proporcionada aos nossos alunos pela exposição interativa Habitatz.

O projeto Habitatz propõe um conjunto de atividades educativas, que visam sensibilizar os cidadãos para temas como a Conservação da Biodiversidade, as Políticas Europeias para o Ambiente, Ecossistemas e Espécies Emblemáticas, o Desenvolvimento Sustentável na Europa e os Valores Europeus.

O projeto Habitatz conta com ferramentas multidisciplinares e artísticas, como o teatro-imagem, máscaras hiper-realistas, uma exposição interpretativa, um concurso de fotografia e live action spots. Conta também com parcerias sólidas com Organizações Não Governamentais (Liga para a Proteção da Natureza), Empresas (Caminhos de Portugal, Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, SA., Rede Ferroviária Nacional - REFER) e com uma forte promoção e difusão junto dos Organismos de Comunicação Social e Organismos de Informação Europeia. Trata-se de uma iniciativa do Centro de Informação Europeia Jacques Delors, enquanto Organismo Intermediário no Quadro de Parceria de Gestão, estabelecida entre o Governo Português e a Comissão Europeia, através da sua representação em Portugal.



Bom ano letivo 2010-2011

Iniciado mais um ano letivo, continuaremos a apostar na promoção da leitura e das literacias, certos de que assim contribuiremos para a formação de cidadãos competentes.
O programa de atividades para 2010-2011 voltará a pôr em ação projetos de leitura como a Hora do Conto e Conto vai, conto vem... , ambos com enquadramento curricular diversificado e abrangendo todo o agrupamento e anos de escolaridade.

Para além destes, outras áreas merecerão a nossa atenção, em particular as relacionadas com a segurança na internet e a informatização do acervo. As efemérides culturais e os concursos terão também a habitual divulgação junto de alunos e professores, a fim de aumentar os índices de participação do agrupamento nas propostas de trabalho externas,nomeadamente do Plano Nacional de Leitura, da Rede de Bibliotecas Escolares e da Biblioteca Municipal.

À semelhança do ano anterior, a biblioteca do agrupamento D. Carlos I abre as suas portas a propostas de colaboração e parceria com docentes, pais e outras entidades, esperando com isso contribuir de forma enriquecedora para a formação dos seus alunos.

A BECRE deseja a toda a comunidade escolar um ano letivo frutuoso em ideias e iniciativas.