terça-feira, 27 de abril de 2010

Agradecimento

A equipa Conto vai, conto vem... e a coordenadora da Biblioteca Escolar/Centro de Recursos manifestam o seu regozijo pelo êxito da actividade
"D. Carlos pára para ler"
e agradecem a forma empenhada como toda a comunidade escolar aderiu a esta iniciativa.
D. Carlos parou realmente para ler e ouvir ler.A palavra escrita e dita povoou salas de aula, ginásio, campo de jogos, sala de professores, secretaria, bar, sala de funcionários,...
Momento diferente, sereno e, ao mesmo tempo, de festa: a alegria da leitura usufruindo do talento e da inspiração do autor!

Ana Caetano
Ana Nascimento
Cristina Calado


E porque o sucesso de uma actividade se mede melhor pelas opiniões dos outros:

Os meus parabéns pela iniciativa "D. Carlos I pára para ler". Correu tudo muito bem e a organização foi excelente. Momentos como o de hoje deviam repetir-se mais vezes. Os meus alunos do 6.ºD adoraram e os pais que participaram também. A mudança de ambiente e o facto de estarem sentados ou deitados no chão a ouvir ler e a ler resultou lindamente. (Sandra Ginjeira)

Para repetir! "Bué da giro!" (Edite Domingues)

A suave carícia dos dedos, dando vida às palavras adormecidas no seu leito de papel! Eis o milagre da leitura. (Carlos Bettencourt)

A leitura foi silenciosa e o silêncio foi de maravilhoso!(anónimo)

Deviam repetir. Foi um momento muito agradável! (anónimo)

Excelente ideia e eficiente concretização, excelente adesão de alunos e professores! (anónimo)

O livro é um prazer, a leitura uma alegria... o momento deve ser maravilhoso! (anónimo)

Foi mágico! Um momento que trouxe emoção...(anónimo)

A escola precisa de mais momentos destes, foi muito mágico. Parabéns a quem teve a iniciativa e a todos que nela participaram. (António José de Almeida)

D. Carlos pára para ler - Semana da Leitura


No âmbito da comemoração do dia do livro e dos direitos de autor, a Biblioteca D. Carlos I, de acordo com o projecto "Conto vai, Conto vem..." (da responsabilidade das professoras Ana Caetano e Ana Nascimento), promoveu uma actividade de leitura que, não sendo inédita, teve o seu quê de novidade, tendo merecido a adesão de praticamente todo o agrupamento.
Durante 45 minutos, entre as 10:50 e as 11:35, do dia 23 de Abril, todo o segundo e terceiro ciclo pararam para ler. O silêncio era notório, para além do que a reportagem fotográfica deixou bem claro: da secretaria à portaria, das salas de aula à sala de professores, da sala das assistentes operacionais à direcção, do pavilhão de educação física ao campo de jogos, e, claro, na biblioteca e na sala do conto - por todo lado se lia: uns de forma mais individualizada, outros partilhando leituras em voz alta, uns contando, outros ouvindo. Muitos encarregados de educação quiseram partilhar este momento connosco e também trouxeram aos alunos as suas leituras; alguns até juntaram uma almofadinha ao livro, uma ideia bem confortável da colega Sandra Ginjeira. Foram feitas 65 requisições de livros pelos alunos e registou-se a saída de cerca de 60 exemplares de livros do PNL, previamente requisitados.

No JI e no 1.º CEB da escola-sede, esta actividade teve uma dinâmica própria por ser impossível conciliar horários. As crianças do pré-escolar assistiram a um teatrinho de fantoches, "A Bela Adormecida", realizado pelas auxiliares do JI e a uma encenação sobre a história "O Sapo apaixonado" feita pelas monitoras da CAF; ouviram a história " Adoro-te de todas as cores", contada e ilustrada pelas educadoras, e uma história contada e lida por uma aluna do JI, acompanhada pela mãe (simplesmente fantástica!. Vários encarregados de educação e um membro da direcção estiveram presentes.
No 1.º CEB, as actividades de leitura decorreram nas salas de aula, a partir das 11:00, com a presença de encarregados de educação, que ouviram os alunos a ler e tendo lido também. No final, foram distribuídos marcadores com o logo da semana da leitura - o príncipe D. Carlos, excelentemente desenhado pela colega Sandra Hormigo (cf.cartaz).

Nas restantes escolas do agrupamento, a leitura também fez parte deste dia 23 de Abril, consoante dinâmicas próprias, dada a dificuldade de conciliação dos horários.
Na EB1 da Várzea, a comemoração realizou-se desfasadamente de manhã e de tarde, sob a responsabilidade de cada professor - cada turma escolheu para leitura um livro de um autor português, depois de uma actividade global no âmbito do PNEP em que todos leram "A ovelhinha que veio para o jantar", de Steve Smallman. Para além destas actividades, as turmas da EB1 da Várzea elaboraram uma história colectiva iniciada pelas turmas do 1.º ano e que foi sendo continuada sucessivamente até à sua conclusão com as turmas do 4.º ano de escolaridade.

No pólo do Estabelecimento Prisional de Sintra, também se parou para ler durante 45 minutos, durante a manhã. À tarde, professores e reclusos contaram com a presença do escritor Manuel Halperne para mais leituras. Na ala A, numa acção conjunta da EBI D. carlos I e da Escola Secundária Leal da Câmara, realizou-se uma sessão de poesia e música com o convidado especial Joaquim Vaz, professor de filosofia da Escola Secundária Leal da Câmara, de origem cabo-verdiana.

Na véspera, o curso EFA que funciona no pólo da Escola Secundária de Santa Maria, cumprira também 45 minutos de leituras, no período nocturno em que funciona.

A actividade "D. Carlos pára para ler" surge enquadrada pela Semana da Leitura que começou com um encontro entre alunos de 8.º e 9.º anos com a jovem escritora Vera Sousa, antiga aluna da EB 2,3 D. Carlos I, e que apresentou aos alunos de 8.º e 9.º o seu livro Onde o tempo nos levar. Na Hora do Conto, Eduardo Alves e Paula Silva levaram Como se faz cor de laranja (António Torrado) e Sapo é sapo (Max Velthuijs) à EB1/JI de Lourel e do Morelinho, respectivamente. Ana Nascimento e Ana Caetano levaram o conto ao 8.ºA, no âmbito do seu projecto "Conto vai, conto vem". Na biblioteca, Rita Durão falou ao 7.º A sobre Chico Buarque e contou a história por detrás de algumas das suas canções. A lenda camoniana de Pedro e Inês foi apresentada às alunas do curso de educação e formação "Auxiliares de acção educativa", por Cristina Calado. A semana terminou com uma peça sobre o 25 de Abril pelo Bicateatro - actividade coordenada pelas docentes do 1.º ciclo, dirigida às crianças dos 3.º e 4.º anos, e que decorreu no espaço da biblioteca, onde estava patente uma exposição alusiva à efeméride.

Parabéns agrupamento D. Carlos I!


Em breve disponibilizaremos as fotos.


Dia da floresta, da árvore e da poesia


















No âmbito da comemoração do dia da floresta, da árvore e da poesia, a EBI D.Carlos I realizou, no dia 22 de Março, a plantação de dois carvalhos, em parceria com a junta de freguesia de Sta Maria e S. Miguel. As árvores foram devidamente marcadas com placas comemorativas e um poema relacionando o evento com a Árvore do Centenário da República.Na actividade estiveram envolvidos os alunos do JI, do 1º ciclo e da sala de actividades funcionais da escola-sede.
Os restantes jardins e escolas de 1.º CEB receberam árvores pintadas pela pintora Gina Frazão e ainda, como presente, trabalhos feitos pelos alunos do JI e 1.º ciclo da escola-sede, durante o trabalho preparatório realizado pela professora Helena Martins, pertencente à equipa da Biblioteca Escolar.

Enquadrando esta actividade, e durante toda a semana de 22 a 26 de Março, os alunos dos JI e do 1º CEB da escola-sede recitaram, no espaço da biblioteca, poemas alusivos à Primavera e à árvore, tendo direito a ovinhos e amêndoas de chocolate e até a uma fada com asas que não sabia voar a não ser através da poesia!