terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Semana da Leitura


No âmbito do Plano Nacional da Leitura, realiza-se na primeira semana de Março a Semana da Leitura, com a possibilidade de alargamento da calendarização por força de planificações prévias.

Nesse sentido, a biblioteca escolar propõe aos professores e educadores da escola-sede e respectivos alunos que, de preferência no espaço da biblioteca, durante a primeira e penúltima semanas de Março, que coincidem respectivamente com a Semana da Leitura e a Semana em que se comemora o Dia da Poesia (21/3) e o Dia do Livro Português (26/3), os alunos:
- declamem poemas, individualmente ou em grupo, para a sua turma;
- leiam pequenas histórias ou pequenos excertos de livros e partilhem oralmente as suas experiências de leitura aos colegas da mesma turma (apresentando as razões da sua escolha e a aprendizagem que realizaram com a história escolhida);
- leiam uma pequena história aos colegas mais novos (por.ex. 1.º ciclo conta ao Pré-escolar; 2.º ciclo conta ao 1.º, etc.); ou
- partilhem as suas experiências de leitura, por escrito, no blogue http://livrosparaquevosquero.blogspot.com

A fim de atempadamente se programarem estas actividades, solicita-se aos professores interessados o favor de agendar a sua participação com a professora bibliotecária.

Os professores/educadores das restantes escolas do agrupamento poderão desenvolver as mesmas actividades no espaço das suas escolas, com particular destaque para a leitura de histórias aos mais novos, conforme planeado previamente. As actividades desenvolvidas deverão ser comunicadas à professora bibliotecária, de modo a constarem do relatório final do PNL.

Mais se informa que, na penúltima semana de Março, serão expostos todos os poemas que foram apresentados para o concurso Faça lá um poema...

Votos de boas leituras!

Ler, é para já!


No âmbito do projecto Ler, é para já! a BECRE D. Carlos I convida todos os professores e alunos dos CEF e EFA a escolherem um livro do seu agrado e a partilharem a sua experiência de leitura com os colegas e professores, no espaço da biblioteca. Deverão os alunos ler um excerto que os tenha particularmente interessado, esclarecendo, em seguida, as razões da sua escolha e que aprendizagem ou prazer retiraram dele.

Com esta actividade, pretende-se motivar para a leitura por prazer e contribuir para criar leitores autónomos, confiantes e competentes.

Propõe-se a utilização dos recursos da biblioteca, sendo, no entanto possível, a utilização de recursos próprios.

Os professores interessados devem contactar a professora bibliotecária para o agendamento da actividade.
CONCURSO
BIBLIOFILMES
VÍDEOS/FILMES SOBRE LIVROS E BIBLIOTECAS


"O BiblioFilmes é um concurso de vídeos/filmes sobre livros e bibliotecas que iniciou a sua edição de 2010 (o 3º volume) e conta, novamente, com o apoio do Plano Nacional de Leitura, também na escolha das melhores participações recebidas, na vertente Votação Júri.

O concurso está aberto até 16 de Abril. Os vídeos e a informação sobre a respectiva ligação devem ser colocados no YouTube e enviados para a Organização até essa data. O anúncio dos vencedores, nas respectivas categorias, será feito a 23 de Abril, Dia Mundial do Livro.

Toda a informação sobre o Bibliofilmes, bem como sobre as participações nos concursos anteriores, pode ser vista em BiblioFilmes.com ou através do email BiblioFilmes@xariti.com.

O desafio é que Professores e Alunos demonstrem que são "amadores" ("pessoa que ama") de Livros e Bibliotecas e façam um "filme" (em vídeo ou telemóvel) em que contem a sua história e provem o quanto gostam da sua Biblioteca e/ou de um Livro(s).

Das várias sugestões e categorias a concurso, destacamos:

Vídeo de Biblioteca Pública

Vídeo de Biblioteca Escolar

Vídeo de aula/actividade escolar para promover a leitura

Vídeo de uma Crítica/Recomendação de um livro

Melhor Trailer de um Livro

O BiblioFilmes Festival conta com as vossas participações para dar ainda mais significado ao Dia Mundial do Livro de 2010!"

Podem consultar a divulgação deste concurso também no site PNL, CONCURSOS, Outras Entidades

Bem como no endereço da Bibliofilmes

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Alargamento dos Prazos dos Concursos


A Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, o Plano Nacional de Leitura e a Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular têm trabalhado conjuntamente na disponibilização de diversos concursos que se destinam a premiar trabalhos concebidos e elaborados nas escolas sob a orientação dos professores. Estes concursos estão abertos aos diversos níveis de escolaridade e podem participar alunos a título individual, grupos de alunos ou turmas.
A pedido de diversos professores e instituições de ensino, vimos informar que o prazo limite para a submissão de projectos no âmbito dos concursos: «Desde quando verde combina com vermelho? A minha T-shirt da República», «A República em...» e «O meu blogue da República» foi prolongado até ao dia 26 de Março de 2010.
Toda a informação em http://centenariorepublica.pt/escolas/

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Actividades no Museu da Presidência


O Museu da Presidência da República disponibiliza um conjunto de actividades educativas destinadas aos mais novos, as quais podem ser marcadas através do sítio:
http://www.museu.presidencia.pt/

ACTIVIDADES:
Visitas guiadas
Projectos:
Um Museu em Movimento...A Caminho da Cidadania
Ao Encontro da Memória
Oficinas:
Frente a Frente...com um Presidente (exploração do conceito de retrato ao longo dos tempos)
Como se faz uma bandeira
Acrescenta um Ponto! (recreação de contos tradicionais recolhidos por Teófilo Braga, em cartaz)
No Bosque dos Passarinhos (recreação do ambiente natural dos viveiros do Palácio de Belém)

CONCURSO "DOS 0 AOS 100 - HISTÓRIAS DE CIENTISTAS"


De 1 de Fevereiro a 30 de Abril de 2010, decorre o concurso "Dos 0 aos 100 - Histórias de Cientistas" , organizado pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República (CNCCR) e o Jornal Ciência Hoje (CH.

O concurso consiste na elaboração de biografias de cientistas portugueses dos últimos 100 anos, valorizando-se aqueles cuja actividade foi preponderante na I República. São consideradas todas as áreas da ciência, incluindo as sociais e humanas.

Cada equipa só pode escrever sobre cientistas da região onde os seus elementos tenham nascido.

É um concurso direccionado para as famílias (equipas de quatro elementos, onde um dos elementos terá de ter obrigatoriamente menos de 18 e outro mais de 65 anos), as quais podem concorrer com quantas biografias que quiserem. Os elementos da equipa vencedora ganharão uma viagem a Londres para visitarem o Museu da Ciência.

As biografias terão um máximo de 7500 caracteres (espaços incluídos). Os trabalhos serão avaliados pelo seu rigor histórico, pelo uso correcto do português e, principalmente, pela sua criatividade, traduzida no formato adoptado para narrar a biografia (ex.: uma conversa de café, uma carta a um amigo, memórias , etc.)

A inscrição e envio das biografias serão feitas online, em formulário próprio.

Para mais informações sobre o regulamento e o concurso deverá ser consultado o sítio:
http://www.centenariorepublica.pt/

os emails:
doszeroaoscem@cienciahoje.pt
comissao@centenariorepublica.pt

ou o telefone: 22 400 79 17

Novos livros sobre a República, na BECRE





Ofertas da Comissão para a Comemoração do Centenário da República à BECRE D. Carlos I e à biblioteca do EPS

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Painel Seguranet

Até dia 12 participe na discussão sobre Internet segura, através do blogue da BECRE ou do painel para o efeito no átrio superior do pavilhão D.

Bibliografia de apoio à Comemoração do Centenário da República

De Maria Cândida Pereira, História de Portugal - Da República à União Europeia (Círculo de Leitores) - uma obra de referência de grande qualidade, adequada aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos.

Fotobiografias dos primeiros Presidentes da República (Museu da República): Manuel de Arriaga, Teófilo Braga, Bernardino Machado, Sidónio Pais, António José de Almeida, Manuel Teixeira Gomes.

A Minha Primeira República, de José Jorge Letria (D. Quixote) - uma leitura infanto-juvenil que permite saborear o estilo letriano.

Para os mais novos, quatro propostas de livros de actividades(Museu da República):

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Homenagem a Rosa Lobato de Faria


Morreu hoje Rosa Lobato Faria, aos 77 anos. Foi romancista, contista, poetisa, atriz,letrista. A sua prosa, simples e poética, encanta adultos e crianças.
A BECRE presta-lhe a devida homenagem durante o mês de Fevereiro, divulgando a sua vida e obra no seu espaço e no blogue: http://livrosparaquevosquero.blogspot.com

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Concurso "Conta-nos uma história - Podcast na Educação"

A iniciativa “Conta-nos uma história” – Podcast na Educação é um concurso promovido no âmbito do Plano Tecnológico da Educação (PTE), através da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura (PNL).
Este concurso implica a concepção e desenvolvimento de recursos digitais áudio, que
consistam na produção colaborativa ou no reconto de histórias já existentes (por exemplo,contos, fábulas, parábolas, mitos ou lendas). Pretende fomentar a dinamização de projectos desenvolvidos pelas escolas de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico que incentivem a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital áudio.

Destinatários: O concurso, de âmbito nacional, dirige-se aos todos os alunos de Educação Pré-escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Inscrições: A candidatura é feita on-line, através do preenchimento de um formulário em http://www.erte.dgidc.min-edu.pt/podcast até às 24 horas do dia 15 de Fevereiro de 2010.

A entrega dos trabalhos decorrerá de 16 de Fevereiro a 31 de Março de 2010, no endereço http://www.erte.dgidc.min-edu.pt/podcast

Informações e apoio: Para mais esclarecimentos, poderão consultar o site de apoio
http://www.erte.dgidc.min-edu.pt/podcast ou contactar-nos através do endereço de correio electrónico: podcast@dgidc.min-edu.pt

Concurso Faça lá um poema

Foram hoje enviados os quatro poemas seleccionados pelo júri interno para participar no concurso nacional Faça lá um poema. Parabéns aos jovens poetas!

FAÇA LÁ UM POEMA…

Faça lá um poema
Faça versos a valer
Escreva sem problema
Nós queremos saber!

Das palavras escritas
Pode sair tristeza ou alegria,
Mas as palavras bonitas
Fazem sempre Magia.

Tudo é possível num poema
Tudo é bonito de se ler
Seja qual for o tema
É preciso é escrever!

Faça sobre o Amor
Faça sobre a Primavera
Faça sobre o calor
Faça sobre a tia Vera

Faça sobre a paz
Ou então invente!
Para mim tanto me faz,
Por isso experimente!

Ana Marta Achega Rodriguez, n.º1, 4.ºB
EBI D. Carlos I


O VERMELHO

Ai vermelho! Vermelho!
Pintas o morango, o coração,
A joaninha e o balão.

Podes estar num carro belo
Ou num papel de caramelo.

És da cor do Ketchup,
Do tomate e das cortinas,
Da caneta e da t-shirt.

Gosto muito de ti!
Fazes-me tão alegre
Que pulo de tanto rir!

Gonçalo Geraldes Cruz, n.º11, 3.ºA
EB1 da Várzea



ROCHA DO MAR

Rocha fina,
Rocha macia,
Rocha daquela praia vazia.

Rocha clara,
Rocha estranha,
Rocha que o teu olhar desdenha.

Rocha nítida ao luar,
Rocha do meu olhar.
Rocha daquela praia deserta,
Que tão só o mar desperta.

Rocha alta e atenta,
Rocha da maré vazia,
Rocha da praia lenta,
Rocha leve, rocha fria.

Rocha do mar azul,
Rocha quebrada,
Rocha bonita
Daquela praia encantada.

Patrícia Ângela da Silva Ribeiro, n.º23, 6.ºD
EBI D. Carlos I


OLHAR O MAR

Sentada na areia
Sinto o vento a passar,
Vejo as ondas,
Oiço o som do mar.

As horas passam…
Sem prestar atenção,
Deixo-as passar,
Tenho o tempo na mão!

O mar é lindo,
Azul e brilhante.
Olho as estrelas…
Que céu cintilante!

Não penso em nada,
Senão em ti.
Queria ver-nos juntos,
A ti e a mim.

O vento passa…
Só consigo sonhar,
Sentir a areia,
Olhar para o mar.

Sonho acordada
Um sonho sem fim.
Só quero acordar
E ver-te junto a mim.

Aqui sentada,
Estou fascinada
A ver o mar,
Bonito, a brilhar!

O tempo está mesmo
A chegar ao fim.
Hei-de voltar!
Esperem por mim!

Matilde Duarte da Silva Duarte, n.º18, 6.ºD
EBI D. Carlos I

Cerimónia de abertura das comemorações do Centenário da República