segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Eterna Biblioteca


Decorreu nos dias 5 e 6 de novembro o 8.º encontro de professores e educadores do concelho de Sintra sobre Bibliotecas Escolares. O evento contou com a presença do Exmo. Sr. Presidente Fernando Seara, na cerimónia de abertura, no Palácio Valenças, a que se seguiu um painel de representação do que tem sido a ação dos professores bibliotecários e da Rede de Bibliotecas Escolares no concelho: Isabel Mendinhos (coordenadora concelhia), Cristina Calado, Graciete Monteiro e Gina Rodrigues deram conta de alguns dos projetos de dinamização da leitura e das literacias desenvolvidos nos agrupamentos a que pertencem.
A corolar o evento, particular destaque para a apresentação de Livro, de José Luís Peixoto, ao fim da tarde de sexta, na Quinta da Regaleira, numa agradável "conversa de sofá", com a participação do Dr. Fernando Seara, Dr.Francisco José Viegas, Dr. Miguel Real e, obviamente, o autor - a que se seguiu a inevitável sessão de autógrafos acompanhada de um colares de honra.
Durante a tarde de sexta e manhã de sábado, decorreram oito ateliês de expressão plástica, escrita criativa, tratamento documental e Web 2.0. A tarde de sábado trouxe acima da mesa as questões do livro e da leitura digital com José Afonso Furtado, António Torrado e um diretor do Grupo Leya - mesa-redonda moderada pelo humor arguto de Fernando Alvim.
A encerrar o encontro, não poderia faltar um chazinho, desta vez com a poesia de Matilde Rosa Araújo e os meninos da escola EB1/JI da Xutaria (Agrupamento de Escolas Casal da Barota - Belas).
Parabéns à Divisão de Educação da Câmara Municipal de Sintra pela excelente dinâmica com que organizaram esta 8ª Eterna Biblioteca.

Sem comentários: