terça-feira, 19 de outubro de 2010

Orientação na BECRE


O 5.ºE e o 6.ºE experimentaram hoje o jogo de orientação proposto pela biblioteca no seu espaço de leitura silenciosa e parece que gostaram, a julgar pela avaliação positiva que fizeram no final. O objetivo é que os alunos aprendam a encontrar o livro que procuram, tendo em conta a organização do acervo de acordo com as regras da Classificação Decimal Universal. Depois de um breve relembrar de algumas normas de funcionamento da biblioteca, os alunos foram convidados a encontrar um livro de que só sabiam o título e o autor ou editor, a partir da tabela exposta na zona de atendimento e no Guião do Utilizador. De seguida, o inevitável BI do Livro foi de preenchimento obrigatório, tarefa que lhes permite familiarizar-se com as noções de cota, n.º de registo/entrada, data e lugar de edição - aspetos que, por vezes, lhes oferecem confusão.

A atividade enquadra-se no projeto de formação de utilizadores que começou a ser desenvolvido no ano anterior e que, no presente ano, se pretende alargar a toda a escola. Esta formação começou de forma abreviada no dia da receção aos alunos e pais de 5.º ano, momento em que se aproveitou para distribuir os livros do programa Ler+ do Plano Nacional de Leitura e salientar a importância da biblioteca como espaço de apoio às aprendizagens e à ocupação de tempos livres.

Certos de que as aprendizagens têm a beneficiar deste trabalho de formação, convidamos todos os professores a articularem connosco atividades de orientação na pesquisa em documentos impressos ou na internet (guiões de pesquisa, avaliação de sítios, segurança na internet).

Sem comentários: